Li estes dias um artigo da revista Forbes sobre algumas novas regras de etiqueta no trabalho, levando em conta as mudanças drásticas dos ambientes nas empresas hoje: baias ou mesas compartilhadas, menos hierarquia e a presença massiva de celulares, iPads, iPods e afins.

Achei super interessante e útil, por isso resolvi compartilhar com vocês por e incluir meus comentários, claro!

Vejam abaixo:

 
[bullet_list]

  • Avise antes de entrar

[/bullet_list]
Em vez de interromper o colega abruptamente, pergunte se você pode se aproximar da baia para falar com ele.

Roberta Carlucci: Dê uma batidinha de leve na baia ou na porta e pergunte algo como “Tens um minutinho” ou “Agora é uma boa hora para conversarmos?”.
[bullet_list]

  • Ligue ou mande e-mail antes de procurar alguém

[/bullet_list]
Avise antes que você quer conversar com o seu colega ou superior e tenha certeza de que se trata de uma boa hora para ele.

RC: Isso vale para conversas mais sérias e prolongadas e é interessante até mandar um Outlook para reservar um horário que fique bom para os dois. Ah, se o assunto for sensível ou se tratar de outros colegas, o ideal é conversar em um local com mais privacidade.
[bullet_list]

  • Não deixe recados de voz se você sabe que não é uma boa hora

[/bullet_list]
Meia-noite, por exemplo, não é uma boa hora para enviar um e-mail ou deixar uma mensagem de voz.

Se você teve uma grande ideia, escreva-a, mas só envie um e-mail às nove da manhã do dia seguinte.

RC: Não vejo muito mal em mandar email, mas Whatsap, Messenger ou SMS que podem incomodar o colega com sinais sonoros não devem ser enviadas após às 21h.
[bullet_list]

  • Não faça cobranças no fim de semana

[/bullet_list]
Se você for chefe, não envie cobranças e exigências no fim de semana, a menos que seja algo realmente urgente.

RC: Ninguém tem obrigação de trabalhar no final de semana, a menos que seja uma urgência DE VERDADE. Se você é workaholic faça sua parte, mas não espere de seus colegas o mesmo comportamento e também não os diminua por isso. Aliás, que tal fechar o computador e sair para tomar um café ao ar livre? 😉
[bullet_list]

  • Se o seu chefe mandar e-mail no fim de semana, você tem 24 horas para responder

[/bullet_list]
Você não pode simplesmente ignorar o e-mail do seu chefe, mas o fato de estar no seu momento de folga lhe permite demorar por volta de 24 horas para respondê-lo.

RC: O mesmo vale para emails de clientes: você não tem obrigação de respondê-los prontamente, mas também não é interessante deixá-los esperando. É razoável que você espere para responder todos na segunda-feira de manhã!
[bullet_list]

  • Não use fones de ouvido em áreas sociais

[/bullet_list]
Usar fones dá a impressão de que você não quer ser incomodado. ‘Não é um gesto muito amigável’, explica Vicky.

RC: Se precisar se concentrar em sua mesa com algo importante e não quiser se distrair com os ruídos externos, vá em frente e coloque seu fone. Mas, se precisar buscar um café ou ir ao banheiro, aproveite a oportunidade para tirá-los e entrar em contato novamente com o “mundo exterior”. Ah, e se ficar com o fone por muito tempo, lembre-se de mandar uma mensagem para aqueles que dependem ou trabalham com você que, apesar do fone, você está disponível.

[bullet_list]

  • Não cheque e-mails em áreas sociais

[/bullet_list]
“Isso também passa a mensagem de que você está em uma bolha e quer se isolar”, explica Vicky.

RC: Aqui novamente vale a dica do item acima: aproveite a ida à copa para socializar com os outros colegas e não no celular! Aliás, é super rude você estar conversando com alguém e interromper o momento para checar suas mensagens do Whatsapp.
[bullet_list]

  • Não coma o lanche do colega

[/bullet_list]
Não importa a sua fome, se não foi você que comprou, não mexa na comida que está na geladeira da empresa.

RC: Isso nem é regra de etiqueta profissional, mas sim de convívio social. Não mexa no que não é seu! Caso tenha intimidade, você até pode pedir para o colega para comer aquele iogurte (se não for o último, claro) e este deve ser reposto assim que possível, mas o interessante é sempre estar munido de lanchinhos na bolsa ou na gaveta para não passar por estes apertos. Ah, deixe para comê-los na copa e evite qualquer coisa que tenha cheiro mais forte que possa incomodar os outros colaboradores.
[bullet_list]

  • Vista-se apropriadamente

[/bullet_list]
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, pode até gostar de usar camiseta no trabalho, mas você deve aderir a trajes menos informais.

RC: Dependendo do dresscode da empresa, hoje em dia camisetas até são permitidas, mas para cargos que não entram em contato com o cliente e dias sem reuniões externas. O importante é respeitar as orientações de vestimenta estipuladas no seu ambiente de trabalho (super vale perguntar para o RH!) e todas as peças serem sempre de ótima qualidade, do seu tamanho e estarem em bom estado (sem manchas, puídos, deformadas e afins). 
[bullet_list]

  • Use humor para corrigir uma gafe

[/bullet_list]
Se você cometeu algum deslize de etiqueta, procure fazer a correção de uma forma bem-humorada.

RC: Concordo plenamente! Nada como rir de si mesmo nessas horas e admitir o erro com humildade. 

Adiciono mais um que nunca é demais ressaltar: no ambiente de trabalho o celular deve ficar sempre no silencioso, no matter what!

E aí, o que acharam?

Beijinhos,

Roberta

Para continuar lendo, vejam abaixo outros posts sobre etiqueta corporativa (cliquem!):
[bullet_list]

[/bullet_list]

Fonte: revista Forbes.