Olá queridos,

Nos últimos tempos tenho tido algumas clientas executivas cujos ambiente formais de trabalho, muitas vezes multinacionais, exigem um guarda-roupa impecável, porém sem perder a praticidade e o ar feminino.

Para isso, na hora de trabalharmos os guarda-roupas, crio primeiramente um capsule wardrobe com os itens básicos que uma executiva deve ter no armário, para a partir destes poder agregar outros itens com o intuito de fazer variações e outras coordenações menos “urgentes”, etc.

Como estes itens variaam também de acordo com a época do ano e, claro, com o gosto e estilo pessoal de cada um, selecionei 10 que acredito serem uma ótima referência para o guarda-roupa de uma executiva na próxima estação.

Então vamos lá!

1. Um colar com personalidade

Um colar de personalidade, que os ingleses chamam de “statement necklace”, é uma peça que levanta e dá traz vivacidade a qualquer look, por mais básico que seja. 

colares

O fato de chamarem a atenção para o rosto é outro plus também, alongando a silhueta e disfarçando barriguinhas salientes, quadris larguinhos, pernocas grossinhas… Ótemo, não? Além disso, os maxi-colares estão super em alta, ou seja, podem também ser um item atualizador para looks mais tradicionais.

2. O trench coat

Um trench coat de boa qualidade tem uma leveza e uma praticidade inigualável. São perfeitos para ser usados sobre vestidos ou em dias de chuva para se proteger dos respingos, além de ser um item clássico das primaveras por mundo a fora.

trench-coat

Use o cinto dele mesmo ou substitua-o por outro cinto que você tenha no armário (ainda mais original!)para garantir uma cintura bem feminina.

3. Calça de alfaiataria

As calças de alfaiataria podem ser encontradas nos mais diversos modelos, sendo as que são mais retas mais apropriadas para a maioria dos biotipos.

Na primavera e no verão opte por modelos mais leves como uma cigarrete, peg leg ou cenoura. estas últimas, calças de tendência, são mais fáceis de ser incorporadas no guarda-roupa quando são de alfaiataria e trazem um ar mais moderninho para a produção. Isso se o ambiente do seu trabalho permitir certos fashionismos, claro.  

4. O vestido preto

O LBD (Little Black Dress) é peça básica em qualquer guarda-roupa, mas principalmente para pessoas que viajam bastante e muitas vezes tem um tempo limitadíssimo para escolher o que vão vestir. Além de ser super chique, é fácil de combinar e vai do dia para a noite sem esforço algum, somente trocando os acessórios.

vestidos

Para primavera o verão, escolha tecidos versáteis, que se adaptem às variações climáticas destas estações, como crepe e tricoline.

5. A clássica T-shirt ou blusinha básica

Uma t-shirt ou blusinha básica salva a vida de muita gente por sua versatilidade e conforto em qualquer situação. Para equilibrar brilhos, usar aqueles acessórios mais extravagantes, colocar por baixo de cardigans, blazers, casacos e vestidos…enfim, é sempre bom ter a sua por perto.

Procure investir em qualidade para não ter que ficar se preocupando em comprar uma nova todo o mês, afinal esta será uma peça que você irá usar muito!

6. Óculos oversized

Claro que eles não são adequados para todos os rostos e gostos, porém não existe nada mais glamuroso do que um óculos grande, além de combinarem com praticamente todas as ocasiões.

oculos-chloe

Para não errar, evite muitos detalhes ou escritos e opte por um preto ou marrom, pelo menos para usar durante a semana.

7.  Um tricô em gola V, de preferência de cashmere

O tricô gola V é uma peça chave e você pode tê-lo de várias cores para ser usado nas horas mais relax. Nos dias mais frios, por baixo do termininho e quando esquentar, sobre os ombros.

Os de cashmere são os mais clássicos e também mais sofisticados.

8. Uma bolsa croco

Uma bolsa de couro de crocodilo (ou imitando-o muito bem) é um clássico, não sai de moda nunca! O couro mais estruturado é ideal para bolsas de executivas e, em tamanho médio, comportam todos os apetrechos sem perder a elegância.

9. Uma pashmina de verdade!

Como disse Costanza Pascolato em seu mais novo livro Confidencial, uma pashmina não pode faltar em guarda-roupa de mulher nenhuma, e muito menos no da executiva.

Sobre os ombros quando esfria, de dia e de noite, no avião como cobertor, na rua como cachecol, você escolhe como quer usá-la.

Se você já tem as cores mais básicas (preto, marinho e bege), pode investir em cores alegres como rosa, verde, laranja e outras para entrar no clima da estação.

10. Um scarpin peep toe

Um scarpin é item essencial no guarda-roupa de uma executiva, porém para sair do tradicional e entrar no clima mais quente da estação, nada melhor do que variar com um peep toe, que é super feminino e moderno.

sapatos

Ele poder ser no estilo chanel, abertinho no calcanhar, ou fechado mesmo, e pode ter detalhes na frente como laços, pedras, fivelas, etc. O couro e as cores também podem variar, veja o que mais combina com as roupas que você já tem e vá em frente! 

Invista em um de boa qualidade e matenha o couro e o salto sempre em dia.

Beijocas!