À pedido do Diário Catarinense, elaborei uma lista com 10 dicas de etiqueta para quem quer ir à desfiles de moda como o Donna Fashion Iguatemi.

Na matéria, que saiu no domingo passado no caderno Donna junto com meu perfil (quem viu? ;), acabou não sendo possível colocar todas, então resolvi postá-las aqui para vocês, pois acredito serem dúvidas bem comuns para quem não está acostumado a frequentar este tipo de evento.

Vejam só!

1. Eventos de moda são uma ótima oportunidade para se “montar” um pouco, ser mais ousada nas produções ou estrear as tendências para a próxima estação. Mas sem exageros! O importante é se sentir segura com o que estiver usando sem nunca perder sua personalidade!

2. Os acessórios são um item maravilhoso para deixar seu look mais fashion: um maxi-colar ou brinco, anéis modernos, cintos metalizados, uma bolsa bem diferente ou um sapato mais ousado… tire sua produção do básico da sua maneira e arrase!

3. Evite usar peças que irão ser incômodas durante o evento: saias muito curtas que não permitem se sentar direito, blusas que fiquem caindo, decotes muito reveladores, roupas justas demais e quaisquer peças que precisem ser constantemente monitoradas para ficarem “no lugar”. Conforto é fundamental e não é preciso perdê-lo para estar elegante.

4. Não é obrigatório usar uma peça da marca cujo desfile estiver indo prestigiar, mas é um gesto delicado, especialmente se você estiver indo à convite deles ou for amiga da designer/dona da loja.

5. Um elogio sincero é sempre bem vindo, assim como uma crítica construtiva. Porém, não existe nada mais chato que ouvir pessoas falando mal das outras ou das peças do desfile gratuitamente. Aliás, falar mal de qualquer coisa sem motivo é tão sem classe, não é?

6. Os lugares desta edição serão marcados, então cada um terá espaço reservado para se sentar tranquila a cada desfile. Caso queira trocar com alguém, peça educadamente e lembre-se que ninguém possui a obrigação de acatar o seu pedido. E “roubar” o lugar alheio é muito feio!

7. Uma blogueira super famosa uma vez usou um chapéu enorme para assistir a um desfile em Paris e causou um super desconforto para quem estava atrás: ninguém conseguia ver nada além dele! Evite então usar acessórios muito grandes na cabeça neste tipo de evento para não prejudicar a experiência de ninguém.

8. Durante os desfiles, mantenha o celular no silencioso e evite atendê-lo para não incomodar os outros convidados. O mesmo vale para papinhos paralelos: se necessários, devem ser sempre muito baixinhos e muito breves!

9. Tirar fotos está liberado, porém com bom senso para não disparar flashes nos olhos alheios ou se posicionar prejudicando a visão dos demais. 

10. Eventos como este são ótimas oportunidades para conversar com pessoas de diferentes áreas, conhecer aquele designer ou blogueiro que você acompanha e adora, fazer contatos, então não se esqueça de levar seus cartões de visita e mantenha-se disponível, preferencialmente com um belo sorriso no rosto! 🙂

Beijinhos,

Roberta Carlucci