E então foi definida a cor do ano de 2018 pelo Instituto Pantone: Ultra Violet!

Depois do Greenery, este tom de violeta, segundo o instituto, “comunica originalidade, ingenuidade e pensamento visionário que aponta para o futuro”.

Ainda segundo eles, “roxos enigmáticos também são, há muito tempo, um simbolo da contracultura, não convencionalidade e maestria artística. Musicos como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons de Ultra Violet para a linha de frente da cultura pop ocidental como uma forma de expressão de individualidade. Cheia de nuances e emoção, a profundidade da PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e não conformidade, indivíduos com estímulo para imaginar suas marcas únicas no mundo e de quebrar barreiras por meio da expressão de criatividade.

“Historicamente, existe uma qualidade mística e espiritual atrelada ao Ultra Violet. A cor é muito associada a práticas de mindfulness, o que oferece mais planos para aqueles que procuram um refúgio do mundo caótico de hoje em dia. O uso de luzes com tons de roxo em espaços de meditação e em outros lugares energiza as comunidades que se juntam lá e inspira conexão”.

Confesso que essa é uma cor que eu AMO e está na minha cartela de cores, ou seja, este tom especificamente fica muito bom na minha pele, mas não é o caso de todas.

Minha primeira bolsa de marca, que comprei lá em 2008, foi uma Marc by Marc Jacobs deste tom, e já tive também uma bota de camurça comprada em brechó que usei muito! Tenho hoje ainda um vestido de casamento, uma blusa, maquiagens e adoro combiná-lo especialmente com cinza, branco, verde esmeralda, marinho, em tom-sobre-tom e com a cor complementar, o amarelo.

Se você não gosta ou ele não valoriza seu tom de pele, mas mesmo assim quer aderir, a dica é usá-lo em detalhes, como lenços amarrados na bolsa, uma calça, um sapato, anel… Existem também outras variações da cor, como o ameixa, o lilás e nuances mais quentes (com mais amarelo) ou mais frias (com mais azul), ou seja, a ideia é encontrar o tom que te agrade tanto esteticamente quanto em termos de harmonia cromática.

Fato é que o Ultra Violet irá aparecer muito nas vitrines e desfiles por aí, ou seja, será um tom bom para inserir um pouco de atualidade no guarda-roupa, especialmente naqueles mais básicos ou clássicos.

Se gostar, uma boa maneira de inserí-lo nos looks é em uma camisa ou saia, chapéu, um lindo batom ou lápis delineador, um lenço no pescoço com outras cores em conjunto, em colares, pulseiras e/ou brincos com pedrarias e assim por diante.

Veja abaixo algumas inspirações:

Gostou e quer mais dicas de como usar? Montei um board lá no meu Pinterest (já me segue?) com muitas outras ideias legais de como aderir ao tom do ano. Clica! 😉

Com carinho,

Roberta