Ganhei de natal da minha querida amiga Silvia um livro maravilhoso da consultora de moda americana Amanda Brooks: I love your style (Eu amo seu estilo – à venda na Amazon, aqui).

De um jeito super simples e prático, Amanda fala de moda, de inspirações, de erros e de dicas super interessantes para pessoas que querem encontrar um estilo pessoal. No livro, ela aborda 6 estilos diferentes (Clássico, Bohemian, Minimalista, High Fashion, Street e Eclético) e também 4 formas ou estilos de compras (Clássico, Cheap & Chic, Etiquetas e Vintage).

Ainda não cheguei na metade do livro, mas passei por uma parte super interessante onde Amanda dá 6 dicas de como encontrar seu estilo, que também menciono sempre para minhas clientes (e algumas já passei para vocês aqui no blog também!), e então resolvi traduzir bem livremente do livro dela para passar aqui para vocês. Espero que gostem!

Six ways to find your style, por Amanda Brooks

1. Recorte & Cole

Leia muitas revistas e livros, sobre moda ou não, e recorte ou faça cópias dos textos e imagens com as quais você se identificar, sejam looks completos ou somente coordenações de cores interessantes, tecidos bonitos, cenas que evoquem certas eras ou sentimentos, ou qualquer coisa que você queira expressar com suas roupas.

Você pode colá-los no seu style book (ou livro de inspiração, lembram?), guardá-los em uma pasta ou até mesmo pregá-los em seu mural de inspiração. Este é o seu estilo.

Observe tudo de tempos em tempos e atente para o que você ainda gosta depois de meses ou anos e para o que você já enjoou ou não se identifica mais. Eventualmente, seus recortes lhe darão um senso melhor de você mesma e das coisas que são clássicas para você, em contraponto com o que você gosta somente em algumas fases de sua vida.

sartorialist

Fotos do Sartorialist, um dos meus sites favoritos de inspiração.

2. Escreva sua história de estilo

Reflita sobre sua vida e tome nota das coisas que lhe influenciaram mais. Seus pais, seus amigos, os arredores, seu trabalho, seu estilo de vida…ou seu estilo é, de repente, uma revolta contra uma ou todas estas coisas? Que memórias de estilo te fazem mais feliz e que outras de repente te fazem querer sair correndo?

3. Experimente muitos looks

Experimente! Tudo que eu sei sobre meu estilo e meu gosto pessoal é resultado de eu ter provado todos os looks possíveis. Se seu orçamento é apertado, procure lojas de segunda mão (brechós!) ou lojas de departamento com informações de moda para fazer seus experimentos.

E quando estiver comprando prove sempre muitas peças, pois mesmo aquelas que não ficarem boas irão te educar sobre o que combina com você e o que não.

jackie-o

Jacqueline Kennedy Onassis., símbolo de elegância e sofisticação para sempre.

4. Faça constantemente perguntas a você mesma

Quanto mais respostas você tiver, mais coerente seu estilo será. Quais são as proporções que mais te favorecem? Quais são os tecidos e as cores que você mais gosta? Qual é o clima que você procura criar ao seu redor? Para quais peças do seu armário você sempre se volta na hora do aperto?

5. Ache seus ícones de estilo e inspirações

Se identificar com alguém cujo estilo você admira é uma ótima maneira de descobrir se algo é mesmo para você.

Sempre que eu estou em dúvida me pergunto: “Será que a Sofia Coppola usaria isso?”. É como ter uma melhor amiga super estilosa junto com você no provador dizendo sim ou não.

E procure inspiração fora da moda. Achar sua inspiração em coisas nada óbvias é uma maneira ótima de tornar seu estilo mais único. Museus, shows, filmes, tendências culturais, viagens e experiências pessoais, tudo isso inspira os estilistas quando estão desenvolvendo suas coleções. Então porque não deveriam inspirar você também?

Inspiração pessoal é igual a estilo pessoal.

garance

Desenhos de Garance Doré, sempre inspiradores!

6. Faça um esforço

Estilo não aparecerá em sua vida por conta própria. Eu sempre sinto que estou mais bem vestida quando estou usando roupas de festa, pois são os momentos nos quais tento estar no meu melhor também. Claro que não podemos fazer todo este esforço todas as manhãs, porém tente canalizar o máximo de energia possível na hora de se vestir, e você se sentirá melhor durante o dia todo por conta disso.


“As pessoas me perguntam como posso ser estilosa, como posso ser elegante e o que posso vestir. Minha única resposta é: estude! Você precisa aprender.”

Miuccia Prada