Olá queridos,

Já me perguntaram em algumas entrevistas sobre o que eu considero as principais gafes que as pessoas podem cometer em se tratando de imagem profissional e estilo, e fiquei pensando que nunca tinha tratado deste assunto aqui no blog.

Confesso que é uma pergunta delicada, ainda mais nos dias de hoje onde a liberdade e a individualidade sobrepujam as regras do bem-vestir e da etiqueta, que até então eram praticamente leis a ser seguidas.

Entretanto, em minha experiência como consultora de imagem, percebo que existem certas recomendações que, mesmo que algumas pessoas achem que são demodê, quando não são seguidas sabotam a aparência e causam uma má impressão em quem observa em qualquer lugar e especialmente no ambiente de trabalho, onde estamos constantemente sendo observados e avaliados. E ninguém quer que isso aconteça consigo, não é mesmo?

Então vejam abaixo uma listinha de 10 sabotadores que considero principais, para o ambiente profissional e para a vida!

1. Má educação e ser indelicado com os outros. Para mim, este é o topo da lista. Não adianta você estar impecável, ser linda, rica e bem relacionada se não souber tratar as pessoas com respeito e educação, independente da classe social ou faixa etária. Tudo vai por água abaixo e não existe gafe maior do que destratar as outras pessoas!

2. Cofrinho. Precisa comentar?? Ninguém merece ter que ver o cofrinho alheio. É muito, mas muito desagradável!

3. Barriga aparecendo. Se já é feio nas horas vagas, imagina no escritório? Calça baixa com blusa curtinha, por mais que não esteja aparecendo enquanto você estiver parada, vai mostrar a barriga quando você se levantar, for pegar uma xícara ou se esticar para alcançar uma caneta. Evite o desconforto (seu e dos outros) e passe longe disso!

4. Fios soltos, manchas, bolinhas e tecidos desgastados ou mal-cuidados. Por mais que as pessoas não notem especificamente o que há de errado com a sua imagem, sua aparência como um todo vai passar uma mensagem de desleixo e de pouco cuidado. Nada bom, né? Então é sempre interessante prestar a atenção na qualidade e nos estado das suas peças, ainda mais as do guarda-roupa profissional.

5. Roupas justas e botões estourando. Sabe aquela camisa que encolheu e, quando você fecha os botões, eles parecem que vão estourar a qualquer momento? Que mostram o soutien e achatam os seios? E a calça que repuxa no quadril, marca a calçinha e tranca a circulação? Pior ainda se for social. As roupas devem ser sempre do nosso tamanho, nem justas nem largas. Roupas pequenas, além de serem vulgares, não valorizam em nada seu corpo ou sua auto-estima!

6. Lingerie aparecendo. Claro que, nas horas vagas, se tiver a ver com o seu estilo, você pode arriscar um soutien neon com uma blusa branca para ir na balada ou encontrar os amigos. Mas, no escritório não! Lingerie para o ambiente profissional é invisível, significando beges e cafés por baixo do branco, calcinhas do tamanho certo para não dividir o bumbum, calças de cintura no lugar para não mostrar a calçinha e assim por diante. Please.

7. Jóias ou bijouterias grandes demais ou que fazem barulho. Ninguém merece você estar trabalhando concentrado e ter que escutar o tilintar das várias pulseiras da sua vizinha, do colar que quando ela anda faz barulho ou do anel batendo na mesa. E durante uma apresentação para o cliente, quando o brinco da moça aparece mais do que o rosto dela? Onde você só consegue se concentrar no anel que brilha conforme os movimentos ao invés de no que ela está falando? Nada bom, né? Então não siga este exemplo!

8. Decotes exagerados e comprimentos mini. O comprimento ideal para saias, vestidos e bermudas no ambiente profissional é, no máximo, 3 dedos acima do joelho. Não importa se o ambiente é formal ou informal. Ponto. E a linha limite para os decotes das suas blusas de trabalho é a linha que liga uma axila a outra. Abaixo disso, é possível que seus colegas achem que você quer ganhar a promoção por outros dotes que não a sua inteligência e competência. Machista? Pode ser. Mas não deixa de ser verdade.

9. Unhas descascadas, barbas mal-feitas. Deixam qualquer um com cara de desleixado.

10. Sapatos mal-engrachados, com taquinhos faltando, velhos, com bicos desgastados. Pode estar com o look que for, se o sapato não estiver bem cuidado, tudo vai parecer velho e deselegante!

E que tal fazer um exercício de agora em diante? Passe a observar estes sabotadores à sua volta, vendo a reação que eles geram quando vocês os avistam. Tenho certeza que nenhum de vocês, meus queridos leitores, vai mais cometer alguma gafe dessas! 😉

Beijocas,

Roberta