Clipping: Etiqueta na praia

Antes das minhas férias fui convidada pelo Diário Catarinense para falar um pouquinho sobre algumsa dicas básicas de etiqueta na praia, para que todos possam curtir este espaço delicioso com mais diversão e menos dores de cabeça.

É natural que alguns stresses existam sempre que um grupo grande de pessoas diferentes têm que conviver no mesmo local, mas com certeza uma maneira de manter a harmonia é respeitar o espaço do outro, sempre, entre outras coisinhas!

Seguem as perguntas feitas pela jornalista Karine Wenzel e minhas respostas que, em conjunto com outras fontes, resultaram na matéria:

1. DC: Quais seriam as principais dicas de etiqueta para aqueles que frequentam a praia?

Roberta Carlucci: O mais importante quando se está em um espaço público, seja ele qual for, é respeitar o espaço do outro, sempre. Por isso evite falar alto, colocar som (o fone de ouvido é must have) ou fazer saraus (deixe para o luau), gritar para chamar outras pessoas e também sentar muito próximo a outras barracas, para assim não invadir a privacidade de ninguém.

Além disso, as principais dicas são:

– É importantíssimo ser responsável pelo próprio lixo: separe tudo em um saquinho que deve ser levado ao lixo mais próximo quando for sair da praia.

– Quando for sacudir sua toalha ou canga, atente para quem está próximo, pois é muito indelicado encher os outros de areia. Prefira fazê-lo próximo à água, verificando a direção do vento e sempre longe de outras pessoas.  

– Bichos de estimação não combinam com praia: além do calor não ser nada saudável para eles, podem pegar doenças e transmití-las às outras pessoas.

– Namorar na praia é muito bom, mas é preciso bom senso, pois ninguém precisa testemunhar sua intimidade.

– Depilar ou clarear os pêlos na praia é gafe máxima! Deixe para fazê-lo de forma privada em outro lugar.

– Ao mergulhar ou pegar jacaré, cuide par anão esbarrar nas pessoas que estão próximas de você. O ideal é somente fazê-lo quando a redondeza estiver mais vazia.

– É preciso ter cuidado redobrado com os filhos neste ambiente: desde ficar de olho para que não que não se percam até combinar regras claras para que não incomodem os vizinhos com brincadeiras inconvenientes, gritos e guerras de areia.

– Fumantes devem atentar para a direção do vento, afim de não jogar fumaça nas pessoas ao redor, ainda mais se forem crianças. É importantíssimo também levar um cinzeiro (ou improvisar um) para que as cinzas e a bituca não sejam jogadas na areia.

– Praticar esportes na praia é uma delícia, mas novamente é importante não acabar com a diversão alheia. Procure um espaço o mais afastado possível das pessoas, preferencialmente mais perto da água, e não deixe que bolas ou outros objetos caiam em ninguém.

– Cuide com biquínis transparentes ou sem forro, especialmente os de cor clara e brancos, para não revelar aos outros mais do que o necessário.

2. DC: Como lidar com pessoas que têm comportamento desagradável (som alto, jogam areia da canga em cima das outras pessoas)?

RC: O ideal é sempre ser o mais educado possível, conversando com calma para que a pessoa entenda o que fez e possa se desculpar. Sempre existem aquelas que são menos educadas e, se for o caso, evite discussões, seja você a parte civilizada e releve, mude de lugar e/ou abstraia para não acabar com a sua diversão.

3. DC: O que é importante levar em conta para manter uma boa convivência na praia?

RC: Se você seguir estas máximas, dificilmente irá errar:

– Respeitar o espaço do outro e deixar a praia limpa para as pessoas que forem curtir a praia depois de você.

– Não fazer com os outros o que você não gostaria que fizessem com você. É clichê, mas sempre funciona.

– Cuidar de suas coisas e dos seus para que todos curtam a praia respeitando os outros que estão fazendo o mesmo.

– Ter paciência e ser pacífico para que uma bobagem não acabe com a sua diversão.

4. É importante também as pessoas irem mais abertas e descontraídas em ambientes assim? Por quê?

RC:  Com certeza! Sempre que estamos em ambientes com muitas pessoas é imprescindível redobrar a paciência e respirar fundo, pois nem todos possuem os mesmos hábitos e princípios e, por mais que você não concorde, é preciso respeitar.

Entrar em discussões com estranhos, agredir e coisas do gênero só irão acabar com a diversão de todos e ainda podem causar problemas futuros. Evite se expôr e abuse da discrição!

A matéria completa saiu no DC de domingo, dia 11/01, e vocês podem conferir na íntegra abaixo:

DC-2015---etiquetaDC-2015---etiqueta1(Cliquem nas imagens para ver maior!)

Beijos e boa semana,

Roberta

Newsletter


  • No coffee no workee ☕ 
Num domingo de friozinho e chuva por aqui, o jeito foi fazer o brunch perto de casa! 🍳  Adoramos o @brooksamsterdam: ambiente charmoso, preço bom, comida ótima e tem inclusive espaço de recreação para as crianças com monitora.  Vale a visita aqui no Oud Zuid! 🇳🇱 #vidanaholanda #amsterdam #ondecomer #brunch #nocoffeenoworkee #coffeelovers #dicasdarocarlucci
  • Aproveitando que minha mãe está aqui, demos uma fugidinha de 1 noite para Haarlem, cidade super gracinha vizinha de Amsterdã (fica a somente 15min de trem) que eu ainda não conhecia.
Me apaixonei!  A cidade tem mais de mil anos e é muito charmosa com suas casinhas típicas, canais, igrejas imponentes, muitos restaurantes e até um moinho, onde fomos conhecer um pouco mais da história deste cartão postal do país.  Ficamos no hotel L'Or, bem ao lado da estação central e recomendo: preço bom, quarto pequeno mas super fofo e café da manhã maravilhoso!  Acompanhe o passeio no stories, que deixei salvo nos destaques tbm! 🇳🇱 . . . .
#haarlem #holanda #netherlands #vidanaholanda #rocarluccinaholanda #passeios #weekendescape
  • Já instalados em nosso apartamento e curtindo a vizinhança, em nosso 1o fim de semana por aqui fomos presenteados com um lindo sábado de sol! ☀️ Começamos o dia com um delicioso brunch no @thebrekkyclub, com direito a eggs benedict a holandesa e panquecas deliciosas! 😋 
O dia estava lindo, porém frio e com bastante vento, então resolvemos levar minha mãe para fazer um passeio de barco com a @amsterdamcanalcruises pelos famosos canais da cidade, um programa imperdível (e nada caro) por aqui.
O barco é fechado com vidro, então foi perfeito para observar os cenários lindos e pitorescos da cidade tomando uma taça de vinho no quentinho, além de conhecer um pouco mais da interessante história da região.
É 1h15min de passeio e bem tranquilo para crianças tbm.
Adoramos!  De noite aproveitamos a vovó por aqui para dar uma saidinha só nós dois. Como manda nossa tradição, fomos à procura de um delicioso jantar Thai e curtir um jazz no Gollem's, que coincidentemente estava com uma banda de bossa nova no palco. Nostalgia gostosa!  Tem mais do nosso dia nos meus destaques do stories! 😉  #rocarlucciemamsterdam
  • E em meio a esse turbilhão de emoções, eis que uma bailarina desabrocha 💕  #mylittlegirl #myprincess #amordemae #minhabailarina #amoremio #stellinda #primogenita
  • Esse ano só deu a Olivia nos meus top 9! 👨‍👩‍👧‍👧 Foi tão especial, desafiador também, mas tão cheio de felicidade... Só posso agradecer! 🙏🙏 Que 2019 seja abençoado, recheado de muita saúde, alegria, amor e sucesso para todos nós! ✨✨🍾🍾🥂🥂💃💃 #felizanonovo #top9 #adeusanovelho #reveillon #bestwishes #happynewyear
  • Eu amo essa época do ano! 🎄🎅🎄🎅 Hoje consigo lembrar com carinho e sentir saudades com felicidade de quem já se foi e curto muito cada momento, desde a preparação da ceia (adoro comidas de Natal!), à troca carinhos e presentes. Adoro as risadas, estar junto da família, dar amor e me sentir amada.
Amo as histórias, relembrar os acontecimentos dos anos anteriores, as piadas e até as encheções de saco (sempre tem, né?) 🤣  Este será o 1o Natal da Olivia, mas também tem gosto de despedida, então quero guardar cada minuto com meus amores em um lugar especial no 💓 para relembrar quando for preciso.  Feliz Natal, queris!  Que vocês também possam curtir muito com muito amor esta data deliciosa! 🌟🎅 🌟🎄 🌟🕯️
  • E aí, animados com o verão? ☀️ 5 meses de fofura 💕💕 #aoliviachegou #esmago #filhota #caçula #maedemeninas #maededuas #mybaby #meubebe #5meses #amomuito
  • Mini férias no paraíso ☀️☀️🌴🌴 .
. 
#quantabeleza #miniferias #paraiso #beachlovers #summertime #verao
  • Será que eu amo essa minha vovó? 💕👵👼 #meusamores #avidaébela #amo #miniferias #preciousmoments
  • Amor de irmãs 💕💕
  • Parabéns para nós, consultores de imagem, pelo nosso dia! 🍾🎉🎊 Neste ano em que completo 10 ANOS DE PROFISSÃO, só tenho a agradecer a todos os clientes, amigos, oportunidades e alegrias que esta profissão linda me trouxe.  Obrigada de 💕 a você que, de alguma forma, fez parte desta jornada! 🙏🙏✨✨ #consultoriadeimagem #personalstylist #since2008 #10anosdeprofissao #lovemyjob #imagempessoal #imagemprofissional #diadoconsultordeimagem
  • Ano novo, vida nova: estamos nos mudando para Amsterdã! 🇳🇱 Foi um plano de longo prazo, muito bem pensado, e aguardamos a oportunidade e momento certos para embarcarmos nesta nova etapa das nossas vidas, que começa agora no início de 2019.  Confira mais informações dessa aventura lá no blog, no www.robertacarlucci.com.br (link na bio)  Enquanto isso estamos vendendo várias coisas interessantes lá no @bazarcarlucci, quem sabe não tem algo super legal para você? 😉