Muitas pessoas, quando digo que sou personal stylist, não sabem o que significa. Outras, quando ficam sabendo, adoram mas pensam que é uma necessidade somente para pessoas públicas como artistas e pessoas ricas. Outras ainda têm medo de contratar um por achar que terão que gastar muito dinheiro com roupas novas ou que iremos jogar 100% do armário fora, impor um estilo que a pessoa não quer, etc.

Para esclarecer estas e outras dúvidas, vou responder neste artigo a algumas perguntas que já me foram feitas pelas mais diversas pessoas que espero que sejam esclarecedoras para vocês também!

Quem precisa de um personal stylist?

Todo mundo acorda de manhã e decide a roupa que vai vestir para o dia que tem pela frente. Todo mundo, consciente ou inconscientemente pensa, nessa hora, que mensagem que quer passar nos compromissos que terá durante o dia. Todo mundo é vitrine de si mesmo e todo mundo está sim analisando e sendo analisado o tempo todo por onde quer que passe.

Por tudo isso, qualquer um pode querer melhorar ainda mais seu estilo e sua imagem. Qualquer um quer estar seguro de si em todos os momentos e principalmente em situações desafiadoras, onde todos os detalhes contam para que possamos dar o melhor de nós e vender o nosso peixe.

E assim, qualquer um irá se beneficiar dos serviços de um personal stylist, que auxiliará na composição de uma imagem coerente e adequada para os mais diversos momentos de sua vida.

Eu possuo os clientes mais diversos como médicos, psicólogos, advogados, executivos, publicitários, políticos, estudantes e donas de casa.

O trabalho dos personal stylists é igual ao dos programas de TV onde roupas são rasgadas e metade do guarda-roupa vai para o lixo?

Definitivamente não! Na tv tudo é dramatizado, é feito aos extremos para dar ibope, para ser mais curto, enfim. Na vida real a consultoria de imagem é um trabalho super prazeroso, de auto-conhecimento, de conversa e de questionamento. Nada é imposto a você – tudo é sugerido, conversado e acordado conforme a vontade do cliente.

A consultora vai analisar junto com você peça por peça do seu armário e mostrar, na prática, o porque essa peça favorece ou não sua silhueta ou seu estilo. Mas a decisão final é sempre do cliente pois sabemos muito bem que existem itens de valor sentimental, coisas das quais ainda não estamos preparados para nos desfazer. E outras que por mais que digamos que fica bom e que é adequado, você não aguenta mais ver na frente e quer se desfazer de qualquer maneira. E temos que respeitar estes sentimentos.

Terei que gastar muito dinheiro em roupas novas?

Isso depende de vários fatores: como está seu armário, quanto no seu estilo atual iremos mexer, quão desconexas estão suas peças, seu orçamento, as lojas que você quer visitar, etc.

Normalmente o que acontece é que a maioria das pessoas já tem coisas muito legais no armário e que, com poucas peças novas e alguns ajustes ou reformas, podemos criar um montão de looks “inéditos” e interessantíssimos.

Comentei isto neste post aqui pois tenho tido muitos casos onde na verdade o que faltam são peças ” conectoras”, que façam o link entre as peças que o cliente já tem no armário.

O trabalho da consultora é justamente conseguir criar o máximo de possibilidades com o que você já possui e identificar as peças novas que serão chave para garantir um aproveitamento maior ainda do seu armário e das compras, o que consequentemente economiza dinheiro!

E o serviço, não é muito caro?

Existem vários pacotes diferentes, para necessidades diferentes. E mesmo dentro deles os preços podem variar devido à prioridades diversas, tamanho do armário (= número de horas que iremos gastar) ou foco que o cliente quer dar.

Assim existe um pacote para cada bolso e pessoa e com certeza quem estiver realmente querendo usufruir dos serviços de um bom personal stylist conseguirá fazê-lo sem problemas.

Para saber mais sobre os serviços de consultoria de imagem clique aqui.

Como encontro uma personal stylist em minha cidade?

Eu trabalho como personal stylist em Florianópolis e região, aqui em Santa Catarina. Porém existem diversos outros profissionais muito bons em outras cidades também.

Se você estiver procurando alguém em sua cidade, o mais fácil é procurar especificamente no Google ou dar uma olhadinha no site da AICI, a associação internacional de consultores de imagem. O mais importante é contratar um profissional com boa formação, experiência e procurar alguém com quem você se sinta à vontade.

divisor

E vocês, tem outras perguntas que gostariam de fazer relacionadas ao trabalho dos personal stylists? Fiquem à vontade para fazê-las nos comentários que eu vou respondendo por aqui, ok?

Quer continuar lendo?

  • Artigo anterior sobre a importância da imagem pessoal, aqui.
  • Post por um guarda-roupa mais funcional, aqui.
  • Sobre coordenação de looks no guarda-roupa, aqui.
  • Para quem quer ser personal stylist, aqui.