A Anita postou um comentário aqui o blog pedindo um help sobre o que levar em sua mala para uma viagem de 15 dias à Praga e Istambul, no outono de lá, ou seja, no frio!

Já mandei estas dicas para ela por email, mas como ela gostou estou compartilhando aqui também, quem sabe não é útil para mais alguém, né?

Vou fazer 3 posts separados para não ficar muito longo: o de hoje tem o segredo de como escolher as roupas para levar, no próximo mostro para vocês minha lista com as peças e acessórios essenciais e por último o que deve ir na necessaire, além de mais algumas dicas de segurança.

Então vamos começar!

Tamanho da Mala

Anita tinha dúvidas com relação ao tamanho da mala, e para isso meu conselho principal é: leve uma mala que você consiga carregar e mantenha em mente o limite de peso da companhia aérea, lembrando também que você provavelmente fazer compras por lá, então tem que sobrar um espaçinho dentro para isso (tem mais sobre como escolher sua mala aqui!).

Esquema de Cores

Para escolher as roupas, o ideal é optar por não mais do que 3 cores principais e combináveis entre si, como por exemplo:

  • Preto, branco e vermelho
  • Preto, branco e cinza
  • Marinho, cinza e branco
  • Marinho, bege e rosa, e assim por diante.

Eu recomendo que as cores das partes de baixo sejam as mais neutras, para assim você poder variar melhor as partes de cima que aparecem e sujam mais facilmente.

Para não precisar levar tanta coisa, recomendo que se faça uso da lavanderia do hotel ou daquelas lavanderias de rua para lavar as peças e ficar com tudo novinho para o resto da viagem.

A escolha dos casacos

Como a viagem de Anita é no outono, que já bem frio por lá (para nós pelo menos!), acho essencial levar um casaco quente para usar nos dias mais frios como um sobretudo, por exemplo, que além de esquentar é super elegante. Este casaco, por ser mais volumoso, deve ser levado na mão durante a viagem.

Se houver espaço na mala e for chover muito, outra opção é levar também um trench-coat que não é tão quente mas protege da chuva e varia os looks. Este é opcional, somente se couber na mala mesmo.

Outro casaco que gosto de levar é uma jaqueta de couro, que é daquelas peças coringa para dia e noite. Coloque-a no fundo da mala para não pesar em cima das outras peças!

Looks em cima da cama

Para ter certeza de que está levando tudo o que é necessário, a dica é separar as roupas que quer levar em cima da cama para poder ter uma noção de quantidade e também montar looks completos com elas para os 6 ou 7 primeiros dias da viagem (tem mais sobre como escolher as peças neste post aqui!).

Para os outros dias serão feitas variações dos looks básicos, trocando as blusas, os sapatos e os acessórios. Por isso também a importância das roupas serem combináveis, assim é possível coordená-las diferentemente em cada semana para não repetir os looks.

No próximo post, minha listinha de peças para uma viagem de 15 dias em clima frio.

Até lá!

Mais sobre mala de viagem: