Os ambientes profissionais estão cada vez mais informais, porém não podemos esquecer que nossa imagem precisa continuar sempre profissional, transmitindo credibilidade e confiança.

E isso pode, sim, continuar acontecendo mesmo quando você estiver de jeans, mas para isso é preciso escolher a modelagem e lavagem certa, né? E a que mais recomendo é a que chamo carinhosamente de jeans tradicional: ele é o jeans que vai do cineminha de domingo à segunda-feira de labuta, somente mudando os complementos, ou seja, é um coringão!

Nos ambientes mais formais onde a casual friday é praticada, ele é a escolha certa (tem post falando mais de sexta-feira casual aqui). Já nos mais informais, vai permitir que você continue com ar profissional mesmo em reuniões com o cliente. Tudo vai depender dos complementos: com camisa de seda + blazer + scarpin é perfeito para quem que não precisa estar sempre social, já com t-shirt + sandália de salto + jaqueta de couro + maxi-óculos você estará pronta para uma jantinha informal com o marido ou as amigas, e por aí vai.

O mais importante é encontrar aquele que vista como uma luva em você e observar alguns pontos básicos, que o fazem ser assim tão versátil e atemporal, podendo transitar com mais tranquilidade no ambiente de trabalho:

Mesmo em ambientes informais todo o cuidado é pouco com jeans muito destruídos, coloridões, claros ou surrados, skinnys e afins, que acabam sendo mais relax e despojados. De cintura baixa então, nem pensar!

Ah, e para compensar sua informalidade natural por causa do tecido, quando quiserem deixá-lo mais arrumadinho vale também apostar na dica da 3a peça, já conhece?

Obrigada pela visita e até a próxima,

Roberta Carlucci

(Post original de janeiro de 2013 editado e atualizado em agosto de 2017).

Imagens: reprodução. Montagem por Roberta Carlucci.