Bom queridos, chegamos ao final de nossa sequencinha de posts sobre arrumação de malas! Nesta última parte vamos aprender a organizar os itens dentro da mala, para que possamos otimizar os espaços, tudo fique bem acomodado e chegue o menos amassado possível em seu destino.

Primeiro, separe uma roupa confortável para você viajar. Opte pelo sapato mais pesado, pela bolsa maior e pelo casaco mais volumoso, assim você economiza espaço da mala.

Comece colorando os itens que não amassam ou que podem amassar: pijama, biquini/maiô, toalha/canga, tricôs e bolsas. Eles também se encaixam melhor entre os ferrinhos da mala, se na sua houver este incoveniente. Tente formar uma superfície horizontal com as peças, para que a próxima camada também fique organizada. Acomode as meias dentro dos sapatos para que o couro não amasse.

Em seguida, enrole suas calças jeans, bermudas e saias e acomode-as por cima. O formato em rolinhos evita as marcas de dobra!

Logo depois acomode os sapatos, todos devidamente embalados em saquinhos de flanela ou tecido e faça rolinhos também com as blusinhas e cardigans que amassam menos, colocando-os na mala de forma a preencher os espaços entre os sapatos. Continue preenchendo os buraquinhos com os cintos, luvas, cachecóis, lenços, gravatas e outros acessórios, lembrando também das laterais.

Se você tiver alguma calça social ou de tecido que amasse muito, coloque-as na mala agora com as pernas para fora. Quando finalizar a arrumação da mala, coloque as pernas para dentro, “abraçando” as demais peças. Assim elas quase não serão amassadas!

Por cima, coloque as peças que amassam ou que são mais delicadas como camisas, blazers, casaquetos ou paletós, vestidos, etc. Feche todos os botões e dobre-os o mínimo possível, utilizando toda a superfície da mala. No caso dos blazers sempre recomendo colocar as mangas para dentro, dobrá-los somente 1 vez na cintura e colocar por cima de tudo. Normalmente ele cabe assim na mala, mas se a sua for menor, dobre-o mais uma vez, formando um retângulo menor.

Por cima disso, dobre as pernas das calças sociais.

Para os ternos, o ideal para quem viaja com frequência a negócios é ter um porta-ternos. Eles são super práticos e evitam que eles fiquem deformados ou muito amassados dentro da mala.

As roupas íntimas podem vir por cima, nas laterais ou nos compartimentos separados da mala. Acho super prático aqueles saquinhos de pano, feitos para lingerie, que as mantém todas juntas e organizadas.

A bolsinha de acessórios e a necessaire devem ser acomodadas nas laterais para não amassar as roupas mais delicadas. Lembre-se de embalar os frascos com líquido dentro de um saquinho plástico para evitar que manchem suas roupas, caso haja vazamento.

Se você for para um lugar muito frio, opte por levar o casaco mais pesado na mão, assim já pode vestí-lo quando chegar no destino. Como alternativa também é possível levar algumas opções de peças mais leves e usá-las em camadas como tricôs, casaquinhos de botão, camisetas de manga comprida e assim por diante. Dizem que fazer sobreposições é a maneira mais eficiente de se proteger do frio!

Feche sua mala e deixe um espacinho para aquelas coisas de última hora que você lembra antes de sair ou durante a noite. e também para as comprinhas que você com certeza vai fazer durante a viagem.

No dia anterior ao vôo, lembre-se de:

  • Colocar o despertador para acordar a tempo de chegar no aeroporto (para vôos domésticos programe-se para chegar no mínimo com 1h de antecedência e para vôos internacionais chegue 2h antes do horário de saída pois sempre tem algum imprevisto como filas, excesso de bagagem, mudança de guichê, etc.)
  • Reservar o taxi

No dia, não se esqueça de conferir seu checklist de última hora e verifique se está levando os itens de maior índice de esquecimento entre os viajantes:

  • Chinelo
  • Adaptadores de tomada
  • Carregadores (verifique a voltagem no destino)
  • Pijama(s)
  • Passagens e reservas do hotel e carro impressas
  • Passaporte & cópia (o passaporte fica no cofre, você leva somente a cópia durante os passeios)
  • Cotonetes
  • Demaquilante
  • Guia de viagem
  • Remédios que você possa precisar

Quando chegar no hotel, retire da mala as peças que amassam assim que conseguir e pendure-as nos cabides do armário.

Pronto, agora é só aproveitar!

Beijocas e boa viagem,

Mais sobre malas de viagem: