Hoje no Diário da Gestante vou falar sobre alguns cursos que fiz durante a gestação e os livros que me foram recomendados, tanto para a fase da barriguinha quanto para depois, sobre a criação do bebê.

Vejam abaixo!

Cursos:

Curso para gestantes & casais grávidos – Hospital Universitário

Simplesmente amei o curso oferecido pelo HU aqui de Florianópolis. Em 8 encontros de quase 4h cada, enfermeiras super experientes, professoras da Universidade e servidoras do HU oferecem aulas super completas sobre os mais diversos temas da gravidez e do bebê, como técnicas de relaxamento, respiração e alívio da dor para o trabalho de parto, esclarecimentos sobre amamentação, partos, pós parto, cuidados com o bebê, paternidade e muito mais. No último encontro fomos ainda visitar a maternidade do Hospital, conhecer as cadeiras de parto (de cócoras), ver os alojamentos e tirar as últimas dúvidas, o que foi super especial.

As professoras são uns amores, super experientes e didáticas. Levam material para explicações práticas e não deixam ninguém sem resposta em caso de dúvidas ou dificuldades.

Achei incrível também ter contato com tantas outras gravidinhas das mais diversas classes sociais e realidades, foi uma troca ótima e super importante para mim. Recomendo muitíssimo!

O único porém é que as aulas são dadas em 8 quintas-feiras das 14h às 17:30h, ou seja, somente gravidinhas e acompanhantes com horários flexíveis conseguem participar.

Para mais informações, liguem na maternidade do HU: (48) 3721.8034.

Unimed

O curso gratuito oferecido para os associados à Unimed Florianópolis oferece 4 encontros, onde são abordados temas como parto, amamentação, alimentação e cuidados com o bebê, cada dia com um profissional especializado em cada assunto.

Acabei não podendo participar de todos encontros, mas achei que os assuntos abordados foram bem pertinentes e que os profissionais que os apresentaram eram bem experientes.

As aulas são dadas no prédio da Unimed, no Centro, das 18:30h às 20:30h, ou seja, quem trabalha no horário comercial pode se inscrever sem problemas.

Para saber das próximas turmas e se inscrever, falem com a Elaine no (48) 2106.8100.

Outros:

A loja Shanon Enxovais oferece cursos gratuitos para seus clientes em parceria com outras lojas e empresas. São 5 encontros, realizados das 19:30h às 21h e as inscrições podem ser feitas em qualquer loja Shanon da cidade.

Eu acabei não participando, mas acho que deve ser super legal também!

Para mais infos, acessem o site: www.shanon.com.br

A BCU, empresa que faz a coleta e armazenamento de células-tronco, oferece palestras frequentes com médicos e pediatras tratando de diversos assuntos relacionados com a gravidez e também esclarecendo dúvidas sobre este procedimento, ainda relativamente novo por aqui.

No dia 26 de Maio acontecerá a próxima, mas acho que quase todos os meses eles promovem uma.

Para saber mais, liguem: (48) 3025.3700.

Livros:

O que esperar quando você está esperando, Arlene Eisenberg

Acho que esta é a bíblia da gravidez, pois contém todas as informações que você precisa saber desde a descoberta da gestação até o puerpério, fase logo após o nascimento do bebê.

Minha médica me recomendou a leitura logo na primeira consulta e acada mês leio o capítulo correspondente sempre recheado de dicas super úteis, conselhos e afins.

O livro também tem um capítulo só para os papais, outro sobre parto, para os acompanhantes, sobre as possíveis complicações, é bem completo mesmo e eu super recomendo!

A encantadora de bebês, Tracy Hogg e Melinda Blau

Best Seller aqui no Brasil e no mundo, este livro fala das diferentes maneiras de educar o babê desde o princípio, com técnicas para fazer dormir, mamar, lidar com cólicas e outros contratempos do dia-a-dia de pais de primeira viagem, como eu! Rsrsrsrs

Todos que leram amam este livro, então estou bem ansiosa para começar a devorá-lo muito em breve.

Nana, Nenê, Eduard Estivill

Ainda não comecei a ler, mas este livro me foi muito recomendado por algumas amigas e muito criticado por outras. O livro fala de técnicas para facilitar o sono do bebê, reeducá-lo a dormir melhor, no horário, curar a insônia da qual alguns sofrem e afins. Alguns dizem que é muito radical, outros acham as técnicas ótimas para depois do 3o mês, então acho que vale a pena ver o que ele tem a dizer.

E vocês, tem algum livro, curso ou palestra para nos recomendar? Aguardo sugestões nos comentários!

Beijocas,

Roberta Carlucci