Olá queridos,

Hoje no Diário da Gestante vou falar de alguns creminhos que experimentei durante a gravidez para a prevenção de estrias e também algumas dicas preciosas que recebi da minha mãe e da Dra. Cristina, minha médica (mais sobre ela aqui!), para a hora da aplicação, que ajudaram bastante a manter minha pele lisinha até agora.

Comecei logo no início a passar cremes específicos na barriga e manter minha pele sempre hidratada e acho que este é um ponto-chave para a não ocorrência de estrias. Claro que existem pessoas com mais e menos predisposição, porém com a ajuda dos cremes super powers de hoje, acredito que a maioria das mulheres pode sobreviver à gestação sem elas!

Comecei com amostrinhas do Luciara, da Bayer-Schering, que ganhei da minha médica bem no iniciozinho da gravidez. Parece que este é o rolls royce dos cremes anti-estrias atualmente do mercado e eu gostei bastante do resultado. É um creme extra-grosso, ou seja, nem sempre muito fácil de espalhar, mas absorve direitinho e é perceptível que a pele fica super hidratada e mais viçosa depois do uso. Não tem cheiro e é hipoalergênico, ou seja, todas podem usar.

Quando acabaram as amostrinhas, comprei na Panvell o MaterSkin, da Cosmiatric, por indicação da minha comadre Raíssa. Achei o cheirinho uma delícia (gosto de coisas cheirosas, não tem jeito!) e ele é mais estilo loção, então espalha super bem e absorve rapidinho. Como é mais leve, eu passava sempre camadas bem generosas para garantir uma boa hidratação. Este é mais barato do que o Luciara e mais fácil de achar também.

Mas, quando fui à Miami, acabei me apaixonando pelo Cocoa Butter Lotion for Stretch Marks, da Palmers. É uma loção à base de manteiga de cacau, sem cheiro e suuuper hidratante e eficiente, que usei durante praticamente toda a gravidez (desde o 4o mês) e realmente funcionou super bem para mim. Quando viajei comprei 2 frascos de 200gr super baratinhos (tem em qualquer farmácia dos EUA), mas aqui parece que tem também em algumas lojas de coisas para bebês, como a Divino Bebê. Este é o que estou usando até agora e realmente não tenho 1 marca sequer de estrias na barriga, e olha que ela cresceu bastante (já estou na 37a semana)! Ah, e ele rende e espalha super bem!

No chá de bebê da Stella ganhei também um frasco do Hidramami, da Mantecorp. Infelizmente não posso opinar direito sobre este, pois acabei não usando muito por estar acostumada com o da Palmers e por ter experimentado já no 7o mês, mas gostei da consistência e parece ter uma boa hidratação. Também não tem cheiro e espalha bem fácil, fora que o frasco é prático para levar para passar depois da hidro, que é o que faço atualmente (o da Palmers é grande e vem com dosador, meio chatinho de fechar). Se alguém usar este e quiser nos dar uma opinião mais detalhada, fique super à vontade nos comentários!

De qualquer forma, para garantir o melhor resultado independente do creme que você escolher, é preciso saber aplicar. A dica que recebi é usar quantidades generosas do creme e passar em movimento circular por toda a barriga, incluindo umbigo, as laterais em direção às costas e não esquecendo nunca da parte bem rente aos pelinhos pubianos, onde a pele é mais fina e sensível e estira com mais facilidade. Essa foi uma dica preciosa da minha mãe que realmente valeu à pena!

O quadril também não pode ficar de fora e, apesar do meu ter alargado bastante, também não fiquei com nenhuma estria na região por ter feito uma boa hidratação.

Não esqueça também dos seios, que irão crescer bastante durante e depois da gravidez. Em movimento circular, passem o creme em volta dele todo e nas laterais, deixando porém a auréola e o bico sem creme. Para o bico existem preparações específicas, sobre as quais irei falar em um próximo post.

Além do creme anti-estrias, continuei com minha hidratação normal, que inclui óleos hidratantes no banho e os creminhos usuais para o rosto, mãos e pés. Beber muita água também ajuda bastante com as estrias e é fundamental para manter a pele mais viçosa e saudável, não só durante a gestação, mas sempre!

Bom, acho que é isso queridas. Espero que estas informações as ajudem também e, quem quiser contribuir com outras dicas, está mais do que convidado nos comentários!

Beijocas,

Roberta Carlucci