Por um guarda-roupa mais funcional!

Por um guarda-roupa mais funcional!

Queridos, tenho feito alguns trabalhos nestas últimas semanas nos quais um fato curioso tem se repetido: minhas clientas, todas lindas, têm peças maravilhosas no armário. Estampas poderosas, cores da estação, peças com bom caimento, de boa qualidade. Porém, mesmo assim, ainda sentem que não possuem nada para vestir.

Você também se identificou?

Pois é! O grande problema nos guarda-roupas que visitei era a falta de peças “coadjuvantes”, ou seja, peças básicas que possibilitem usar as peças estampadas, com brilho, laços, detalhes e tudo mais de forma harmoniosa e sem errar.

São poucas as pessoas que dominam a arte de combinar estampas e cores fortes e poucos lugares que permitem os looks mais estravagantes que muitas vezes estas coordenações criam, portanto é fundamental para qualquer pessoa ter estes ítens básicos e neutros, peças-curinga mesmo no armário para formar os looks mais facilmente, fazendo o guarda-roupa funcionar.

Eu sou do grupo que acha que não tem muito uma receita para todos os guarda-roupas, que cada pessoa tem uma rotina e um estilo diferente e assim também peças-chave que funcionam diferentes. Porém, existem os básicos que não podem faltar no armário da maioria, e estes são os que listo abaixo:

Calça social/de alfaiataria preta

calca-preta-looks

Calça preta em looks para a balada, para o trabalho e para o cineminha com o namorido.

A calça preta é o curinga para qualquer mulher que trabalhe (e eu acho que também para as que não!). Fica boa com camiseta básica e all star, com uma camisa e scarpin, com uma blusa transparente e bota, vai da entrevista de emprego à balada…enfim, ela se encaixa de A a Z na vida e permite praticamente qualquer cor, estampa ou detalhe na parte de cima e nos acessórios. Tá bom assim? 😉

Se você não gostar de calça comprida, pode optar por uma cigarrete que é super atual e elegante também.

Se você não é fã do preto, o cinza chumbo ou um bege também são cores neutras que funcionam com quase tudo e fazem as vias desta peça-curinga.

Saia preta no joelho

saia-preta-looks

Saia preta em looks para um evento social, para o trabalho e para um passeio de domingo.

Montagens feitas no ByMk.

Pode ser lápis, tulipa, em A, ou o modelo que ficar melhor para sua silhueta. De alfaiataria então, não tem como errar. A saia preta substitui a calça nas horas em que você quer dar uma de mulherzinha, quando está mais calor e no inverno com meia-calça também, sem perder a seriedade e a elegância.

Com ela também combinam desde camisetes para o trabalho até blusas de tecidos mais nobres como crepe ou cetim para um jantar ou festa mais formal.

Mil blusinhas básicas de todas as cores

camisetas-e-blusinhas

Camisetas e blusinhas Hering.

Sabe aquela hora em que você quer usar a sua saia com brilho, um colete com taxas, uma calça xadrez, um vestido de verão naquele dia mais friozinho…então! A blusinha básica é perfeito par para estas peças mais complicadas de combinar, que possuem estampas, brilhos, transparências e afins.

Para colocar por baixo de blazers e cardigãs? Também ficam ótimas. E sob aquela camisa de crepe meio transparente? Regatinha com decote quadrado é tiro certo! Com jeans e sandália rasteira? Uma T-Shirt branca é o par mais clássico que existe.

blusas-gola-role

Todo mundo tem que ter pelo menos uma branca e uma preta, de preferência com um decote quadrado ou redondo. Estas duas podem ser sem manga ou com manguinha T-Shirt, mas devem ser mais coladinhas para poder usar por baixo. Eu tenho também de manga comprida e de gola rolê, que ficam ótimas por baixo de vestidinhos tipo anos 50, de suéteres de tricô, de jaquetas de couro e tudo o mais.

Depois que tiver estas duas cores, pode investir em outras conforme as peças do seu armário pedirem.

Bolsa “curinga”

bolsas

Bolsas “curinga” de couro em cores neutras no Net-A-Porter.

Tem muita gente que tem bolsas de todos os jeitos, com franjas, taxas, laços, fios, zíperes, bordados e afins porém não tem aquela básica, discreta e neutra que vai com tudo e acaba com quaisquer problemas de coodernação. Ou tem muitas bolsas esportivas ou informais e quando chega a hora de uma reunião de negócios ou de um evento mais formal não tem onde colocar a carteira e o batom.

Eu adoro bolsas coloridas e com detalhes também, mas acho que temos que ter aquela curinga, que funciona com tudo, antes de investir em qualquer outra.

Para mim é a preta, sem muitos detalhes, que vai do trabalho ao shopping sem afetações e com qualquer cor de sapato e demais acessórios. Para outras pessoas é uma marrom escura ou uma caramelo, o até mesmo uma marinho. Escolha a sua, mas não deixe de ter esta bolsa salva-vidas em seu closet!

E para esta, invista na qualidade. Vale à pena gastar um pouco mais e investir no couro e em um bom acabamento pois uma bolsa de má qualidade sabota qualquer produção. Sem contar que provavelmente será a bolsa campeã de uso, afinal ela é super fácil de coordenar com praticamente todas as suas peças.

Blazer bem cortado

blazers

Um blazer bem cortado e de qualidade salva a vida de qualquer mulher. Por cima de vestidos, com uma camiseta básica e calça jeans, com calça social, com saia e agora até com shorts ele compõe o look, esquenta no inverno e é hiper elegante.

blazers-looks

Com bermudinha, saia, calça jeans, vestidos e afins, um bom blazer é curinga no armário de qualquer mulher

Invista em um preto, chumbo ou marinho e depois, se gostar, procure outras cores que combinem com o que você tem em casa.

Enfim gente, cada um tem suas peças indispensáveis, mas pense sempre que é necessário ter elos de ligação entre uma peça maravilhosa e outra, para não correr o risco de usar onça com zebra com brilho e babados e ficar hiper over né, ou com um armário cheio de “atores principais” e não saber como colcá-los em cena.

Um ótimo final de semana para todos e até segunda!

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!

  • Nara

    Oi Roberta, preciso de uma orientação sua sua.Tenho 33 anos e sou baixa, tive um problema e não posso carregar peso daí minha dificuldade para usar bolsas, uso mto as que ficam atravessadas no tronco, porem elas não fazem um look legal para o trabalho, como poderia combiná-las com roupas para trabalho.

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Nara, obrigada pela visita!
    Bolsas atravessadas realmente são mais informais, porém se não tem outro jeito, busque equilibrar a informalidade com bolsas de qualidade, em couro, e por modelos discretos, com poucos detalhes. Preto e marrom escuro são as cores ideiais neste caso.
    Outra opção é dividir o peso das suas coisas em mais de uma bolsa. Uma de ombro mais delicada e formal para carregar os objetos pessoais e uma pasta bem bonita em couro, por exemplo, para levar papéis, cabos, necessaire, etc. Assim você divide o peso e não força suas costas. Muitas pastas possuem alças de ombro inclusive, que podem ser usadas (sem atravessar) para livrar as mãos.
    Espero ter ajudado!

  • Cristina

    Olá Roberta, tenho lido e assistido a diversos comentaristas de modae personal stylists, e ainda não encontrei meu estilo. Quando saio à procura de algum par de calçados, por exemplo, penso no que seria mais útil pra minha realidade, mas quero fugir da mesmice. Além dos scarpins pretos, o que mais você aconselharia?

    Obrigada!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Cristina, obrigada por seu comentário!
    Então, na verdade é bem dificil te dizer assim sem saber o que você possui no armário. Os sapatos, assim como qualquer outro item do guarda-roupa, devem estar coerentes com o que você já tem e com a sua rotina, com o dresscode do seu trabalho, etc.
    Mas acho que, além do scarpin, uma bota é super útil para dias de frio e tem muitos tipos diferentes como de bico fino, de montaria, de cano baixo ou alto, mais country…aí tens que ver o que se encaixa no teu estilo.
    Para variar o scarpin tradicional, podes também optar por um com bico peep toe, aquele que aparece os dedinhos, sabe? Ou uma ankle boot que seja mais abertinha, ou uma sandália…tudo vai depender também do local onde queres usar o calçado.
    Enfim, espero ter ajudado. 🙂
    Beijos!

  • adriana

    tenho um tecido preto risco de giz e gostaria de fazer um conjunto de blazer e calça ou blezer e saia sou evangelica e gosto muito de blazer, voçê manda algum modelo pra mim. agadeço

  • EDUARDO

    Olá Roberta, admiro muito o seu trabalho. Estou tentando encontrar um estilo e o que tenho me indentificado é com o estilo casual. Gostaria de sa
    ber o que não poderá faltar no meu guarda-roupa?
    Desejo-lhe muito sucesso. Obrigado.

  • MARCIA

    Oi Roberta, achei as suas dicas maravilhosas, com elas consegui perceber que me visto de maneira adequada para o meu trabalho, mas estou num dilema, tenho uma festa muito chique no Rio de Janeiro, p/ ir em novembro, e não sei se o meu vestido vermelho com decote longo nas costa e todo bordado em paete, e o corte é tipo sereia servirá p/ a ocasião, pois ele foi feito p/ uma formatura. poderia me dar uma dica?

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Marcia, obrigada pela visita e pelo comentário!
    Olha, me parece um vestido de bastante personalidade, heim?
    Para te dar uma opinião segura só analizando o evento, sabendo o dresscode, horário, local, etc. Este é um os serviços que ofereço, a assistência para eventos especiais.
    Porém, vamos tentar ver o que posso fazer por aqui: se é chique o vestido provavelmente deve ser longo mesmo e os brilhos são adequados se a festa for à noite. Claro que brilhos mais discretos podem ir a eventos diurnos também.
    O modelo sereia é bastante usado em festas de gala, então acho que pode ser adequado sim.
    Veja se você se sente bem com ele, procure saber mais sobre o evento, o que outros convidados irão usar, o dresscode…só assim para decidir mesmo!
    Espero ter ajudado e volte sempre!

  • http://anitaboeira.net Anita Boeira

    Meu post preferido so far! Vou imprimir e levar pra casa e conferir se meu guarda roupa eh funcional! 🙂

  • isabella

    Olá, adoro blasers e esses que vc mostrou.. mas nunca encontro em lojas aqueles com caimento perfeito! sempre ficam com ombreiras, ou largos nos braços… onde encontrar os blasers ideiais?

  • Flávia

    Olá Roberta,
    decidi fazer uma plástica no meu armário! Tenho muita roupa e sempre que vou me vestir acabo colocando as mesmas peças. Compro muita roupa e as novas acabam se sobrepondo às velhas. Quero fazer uma “limpa” no meu armário e deixar somenre o essencial e lindo: que caia muito bem, seja combinável com outras peças e me favoreça. Tenho 33 anos, uma filha de 3 anos e 1,63m de altura com 56kg. O que você considera um guarda roupa interessante nesse caso? Quantas e quais peças devo ter? Obrigada!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Flávia,
    Obrigada pelo comentário.
    Na verdade tudo vai depender do seu estilo, da sua rotina, dos seus objetivos, sua personalidade…o armário é uma coisa super pessoal, então para fazer esta análise é preciso fazer um estudo sobre você e diversos aspectos da sua personalidade e da sua vida, que é o que a consultora de imagem faz antes de colocar a mão no armário. É um trabalho complexo, demorado e completamente personalizado, ou seja, impossível fazer aqui via blog.
    Mas, se você tiver interesse, pode dar uma olhada nos meus serviços e podemos conversar mais a respeito, ver o que se encaixa melhor em suas necessidades e orçamento, etc. Qualquer coisa entre em contato, ok?
    Beijos e volte sempre!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Isabella,
    Blazer é que nem calça jeans: até achar o modelo perfeito para você, tem que provar muuuuitos e ter bastante paciência para garimpar e não comprar precipitadamente. Mas compensa: quando você achar, vai se apaixonar e não largar mais! 🙂
    Tem ótimas opções de blazers na Le Lis Blanc, na MOB, na Bobstore, na Cori, na Zara…em uma dessas você acha o seu! 🙂
    Boa sorte e volte sempre!

  • Caroline

    Adorei suas colocações e vou aproveitar pra tirar uma dúvida. Comprei uma calça de alfaiataria preta com risca de giz e boca larga. Agora não sei como usá-la fico em dúvida sobre tecidos da blusa e cores. Obrigada pela atenção

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Caroline,
    Obrigada pela visita!
    Não sei qual o tecido de sua calça, mas por ser de alfaiataria acredito que você possa coordená-la com praticamente todos os tecidos. Camisas de crepe, seda e tricoline darão uma pitada mais formal e blusinhas de algodão com cardigan, por exemplo, criam um look mais relax, mas não menos profissional. 🙂

  • Lu

    Roberta, Comprei um blazer risca de giz,e não sei com que cores de calça posso combina-lo?

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Lu, tudo bem?
    Se as riscas forem discretas, ele praticamente poderá ser usado com um blazer liso, pois o detalhe não interfirá em outras estampas ou texturas do look. Porém, se as listras forem muito espessas, jogue-o preferencialmente com peças lisas e deixe-o ser o ponto-focal da produção.
    Boa sorte e volte sempre!

  • Patricia

    Ola roberta, tenho 22 anos tenho 1,63m e 51 quilos, gosto do estilo mais largado feminino fashion. quero umas dicas pra montar um guarda roupa desses.

    obrigada.

  • chica

    oi Beta,
    adorei a matéria sobre o blazer! bastante esclarecedor. obrigada, bjs.

  • Alice
  • Aline

    Poxaaaa Roberta…. amei =D

  • JULIA LIRYON

    SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    eu tenho 10 anos minha mae que que uso roupa rosa qual e eu gosto de preto  e mde outras cores eu não  goste rosa  rocho  eugosto de cor escura como preto vinho e etc  

    SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO 

  • Pingback: Perguntas freqüentes sobre a profissão de personal stylist | Roberta Carlucci()

  • aline

    Olá Roberta, preciso de uma opinião sincera.
    Comprei um blazer preto com giz e não sei se combina com a calça social azul bebe.
    Pensei em colocar uma blusa transparente branca o blazer por cima e a calca social azul bebe e um salto preto. O que acha, será que vou pagar mico. ???