Dicas para arrumar sua mala de viagem – Parte 2

Dicas para arrumar sua mala de viagem – Parte 2

Continuando nossa série de dicas para arrumar malas de viagem, vamos falar sobre como escolher o que levar.

Vamos por passos:

Passo 1: Cheque a previsão do tempo

Entre na internet e cheque a previsão do tempo no local onde você vai estar. Não leve ao pé da letra mas tenha em mente se vai estar frio ou calor e como o tempo costuma se comportar nesta época do ano. Afinal, uma pessoa prevenida vale por duas, não é mesmo?

Claro que tem o seguinte: guarda-chuva é sempre imprecindível se você for para lugares como Londres, São Paulo, Bahia…um tricô também é sempre bom ter à mão, nem que seja super leve e para usar somente no avião.

Passo 2: Separe os itens da mala de mão
Se a sua viagem for longa, como falei no post anterior, é interessante levar uma malinha de mão com os itens emergenciais e essenciais. Se sua viagem for mais curta, coloque os itens que você achar indispensáveis na sua bolsa de mão mesmo.
Na mala de mão devem ir:

  • Óculos de grau e de sol
  • Lentes de contato
  • Remedios que você possa precisar no vôo (não esqueça de levar as receitas!)
  • Escova e pasta de dentes
  • Uma troca de roupas (para imprevistos!) e um pijama (se couber)
  • Escova de cabelo ou pente (para aquela ajeitada básica quando acordar e antes de sair do vôo)
  • Câmera fotográfica, IPod, IPad, celular e quaisquer outros eletrônicos
  • Objetos pessoais de valor (jóias, relógios)
  • Passaporte, documentos e reservas
  • Casaquinho ou pashmina para usar no avião
  • O seu kit de make básico (perfume, gloss/batom, corretivo, blush, água termal, etc.)

Passo 3: Pense na programação
O que você irá fazer? Quantas reuniões de negócios? Quantos jantares mais sociais? Quantas baladas/barzinhos? Vai andar muito durante o dia?
Se você tiver uma idéia dos programas que vai fazer, fica mais fácil compor os looks que você vai precisar.

Passo 4: Separe as roupas e acessórios em cima da cama para poder visualiza-los melhor
Este passo pode ser feito na prática na véspera da viagem, mas durante a semana já vá pensando nos looks para as ocasiões pois se faltar alguma coisa não fica tão em cima da hora para sair para comprar.

Para começar a separar as roupas, a palavra chave é: repetir! Escolha peças de cores mais neutras ou do mesmo grupo de cores que forem combináveis entre si, e opte somente por uma cor mais forte/dominante. Assim ó: Uma saia jeans combina com uma bata e com uma blusinha branca, que combinam com a calça de alfaiataria e com o cardigã preto e com a sandália turquesa. Roupas combináveis são ótimas pois você pode repetir algumas em looks totalmente diferentes, assim ninguém vai perceber que é a mesma peça! 😉

Para os homens vale a mesma regra: escolha calças, casacos, bermudas, camisas, cintos e sapatos que combinem todos entre si. Se o dresscode for formal, escolha cores sóbrias (pretos, chumbo, cáquis, brancos) para os ternos e tricôs e deixe as cores para as camisas e gravatas.

Seguindo este raciocínio, evite estampas, pois elas são mais difíceis de combinar e opte por roupas que podem ser usadas tanto de dia quanto de noite.

Procure também escolher roupas que não amassem muito, porém, para as emergências, use o velho truque do chuveiro: coloque a roupa no cabide e pendure-a no banheiro enquanto toma seu banho. O vapor quente desamarrota a roupa.

Outa dica preciosíssima é fazer uso dos acessórios. Se você optar por levar roupas neutras, use e abuse deles para trazer cor e frescor para o look. Lenços, colares, brincos, cintos e pulseiras são ótimos e não ocupam muito espaço. Em destinos frios, brinque de colorir com cachecóis, tocas e luvas.

Escolha as bolsas que vai levar a dedo: além de serem pesadas, ainda ocupam espaço precioso na mala. O ideal é escolher uma de cor neutra com a qual vai viajar e levar outra (de repente mais social) na mala. Pra a praia, é interessante optar por uma sacola de pano, que é levinha e dobrável, super prática para levar as coisas para a areia. Outra opção é uma bolsa de palha ou tecido versátil que você possa usar também em outras ocasiões durante o dia, assim você já elimina uma bolsa da mala.

O ideal é levar peças suficientes para uma semana ou o total de dias da sua viagem + dois dias, o que for mais curto. Se você for ficar mais do que isso, use o serviço de lavanderia do seu hotel ou da vizinhança.

Passo 5: Revise o que você separou
Revise o que você escolheu e vá fazendo ajustes, até chegar em uma quantidade ideal de peças que não se repitam e que combinem entre si. Evite levar dois casacos de frio, dois suéteres parecidos, etc. pois se eles são tão parecidos normalmente você poderá usar o mesmo ao invés de levar os 2!

Pense em quantas vezes e quantas possibilidades você vai ter para usar aquela peça, evitando separar peças que são restritas a uma só ocasião. I know, aquele seu blazer branco é lindo, mas se ele só vai combinar com uma calça ou uma ocasião, melhor deixar em casa.

Lembre-se também das proporções: você vai usar bem mais blusinhas do que calças, saias e bermudas, portanto a quantidade de blusinhas tem que ser maior. Para os homens deve haver mais camisetas e camisas do que calças e bermudas.

Pronto, agora é só arrumar tudo direitinho na mala, o que é uma arte!! E também o assunto do próximo post.

Beijocas,

Mais sobre malas de viagem:

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!

  • virginia

    OI Roberta!
    Adorei suas dicas!!
    Você acha que uma mala tamnho P de rodinhas, Primicia,mais rígida é suficiente para uma viagem de uma semana para Bahia?
    Obrigada,
    Virginia

  • Roberta Carlucci

    Olá Virginia, obrigada por seu comentário!
    A mala P pode ficar meio apertadinha mas acho que dá sim pois na Bahia você provavelmente só vai precisar de roupas leves como shorts, bermudinhas, saias, vestidos e blusinhas que não ocupam muito espaço.
    Leve sua necessaire dentro da bolsa de mão e vá vestidda com as peças mais volumosas: calça jeans ou de alfaiataria (só levaria uma calça), sandália anabela ou de salto mais grosso mais arrumadinha (a Bahia não combina com salto fino) ou tênis (neste caso leve uma sandália menos volumosa na mala), blusinha e um casaquinho de tricô para o avião (também o único) que também pode ser usado em dias de chuva.
    Viaje também com uma bolsa versátil e só leve uma outra de praia dobrável dentro da mala para não ocupar tanto espaço.
    E lembre-se: leve peças combináveis entre si para minimizar o volume e crie looks diferentes com os acessórios. Siga as dicas de arrumação de mala do blog e boa viagem!!
    Beijos,

  • Virginia

    Muito obrigada Roberta!!
    Mas como já estava na dúvida e depois do seu “meio apertadinha”, optei pela tamanho M, rsrsrs… Prefiro levar tudo dentro dela e só uma bolsa de mão!
    Beijinhos.
    Virginia

  • Anonymous

    Olá Roberta,
    Você poderia me dar umas dicas sobre mala e roupas adequadas para uma viagem de 15 dias (Praga/Istambul),no outono?
    Felicidades e obrigada pelas dicas.
    Beijos,
    Anita

  • Roberta Carlucci

    Olá Anita!
    Obrigada pela visita aqui no blog! 🙂
    Me envie um email no roberta@robertacarlucci.com.br que eu te respondo com uma listinha básica das peças que você precisa, ok?
    Eu já fui à Praga (e amei!), posso te dar umas dicas de viagem também! 🙂

    Beijocas!

  • Nilcea

    Roberta, amei seus posts. Além do conteúdo, a linguagem solta, leve e irreverente prende a atenção. Tentei adaptar as dicas da “Mala para Anita” para uma viagem de +/-20 dias, em maio, para Praga, Viena, Budapeste, algumas cidades da Croácia, Veneza e Lisboa. Estou hiper enrolada. Na primavera ainda faz frio em Viena, p.ex.? E é muito mais quente em Lisboa e Veneza?. O que devo levar? Você poderia me ajudar?
    um abraço

  • Roberta Carlucci

    Olá Nilcea, obrigada!! Que bom que você gostou do blog. 🙂
    Olha, Viena é sempre mais friziozinho, mas nessa época realmente já tem dias mais gostosos. Mesmo assim eu recomendo levar uma ou duas blusas e um casaco mais quente para não ser pêga de surpresa, principalmente no final da tarde.
    Lisboa e Veneza são mais quentes sim, pode substiuir um jeans por uma calça cigarrete por exemplo, levar um vestidinho que você possa usar com a sapatilha sem meia calça quando esquentar…o ideal é mesmo checar a previsão do tempo antes (mesmo porque a temperatura muda a cada ano né?) e se a tendência for ser mais quente, substituir algumas peças da mala.
    Se você levar um casaco mais quente de mão por exemplo, pode levar somente 1 ou 2 cardigãs ou suéteres de tricô mais fininhos (tipo aqueles da Zara) que, por baixo do casaco, já devem dar conta do recado. Vestido e saia podem ser usados com ou sem meia-calça, sapatilhas também…leve uma bota e/ou um tênis que podem ser usados nos dias mais frios, camiseta de manga comprida que pode ser dobrada ou usada sozinha, e por aí vai. Qualquer coisa também pode comprar algo emergencial por lá aproveitando as promoções!
    Beijocas!

  • nilcéa

    Oi Roberta, parabéns pelo novo site: gostei da nova estruturação e organização, do visual limpo, e conteúdo… Bom, adoro ler o que você escreve, gosto das dicas, dos links, mas sou leiga total pra poder dizer mais que isto. Desejo todo sucesso no site e na sua profissão. Um super obrigada pelas dicas de viagem. Beijo, Nilcéa

  • Celena

    Por favor, vc poderia dar umas dicas para levar na mala para uma viagem de 07 dias para Florianópolis de 25/07 a 01/08, pois a previsão é de -1Cº e eu moro num lugar bem quente no interior de Sao Paulo.
    Agradecida por sua ajuda e sucesso.
    Celena

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Celena,
    A previsão é de frio mesmo, mas não chega a tanto na Ilha não, somente na serra mesmo. Porém o vento é forte!
    Sua mala depende muito da sua programação, mas de modo geral traga 2 ou 3 calças jeans, botas, blusas de algodão de manga comprida para colocar por baixo de tricôs, blazers, um sobretudo e mais um casaco mais quente para você variar por cima.
    O ideal é pensar em camadas mesmo, assim você não precisa trazer coisas muito grossas, que ocupam muito espaço na mala e também fica mais fácil para se adaptar às variações de temperatura.
    Uma calça de alfaiataria também é sempre recomendado trazer para poder sair para jantar com uma bota mais social ou scarpin e um vestido ou saia para sair à noite com uma meia-calça fio 80 também, se você gostar.
    Use e abuse de cachecóis e lenços, se quiser trazer uma luva também é legal, assim quando estiver ao ar livre não passa tanto frio nas mãos.
    Espero ter ajudado!
    Beijos

  • Mel

    Olá. Preciso de uma ajuda! Sou de São Paulo e vou viajar para Brusque – SC no final de agosto. Passarei uns 3 dias por lá. O que devo levar?
    Obrigada desde já..

  • Renata

    Olá, Roberta, adorei seu site!!!!
    Vou viajar neste domingo 30/08, para Lisboa e passarei 4 meses lá… suas dicas me auxiliam muito!!!
    Vi por um site sobre Lisboa que lá não faz tanto frio, e até outibro as temperaturas são bem amenas, isso é muito bom, já tirei um blusãod a mala!!
    grande abraço e parabéns novamente!!

  • Nise

    Olá Roberta achei seu site muito legal!! Cheio de dicas importantes!! Mas tava mesmo querendo que vc me dissesse o que roupa usar nessa época no Leste Europeu. Tou indo agora em outubto. Vou p Praga, Budapeste, Amesterdam, Viena…. e Paris!! dicas ? dicas?

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Nise,
    Obrigada pelo comentário e pela visita, que bom que você gostou do blog!
    Eu fiz mais uma sequencinha de posts sobre malas que falam justamente desta região e desta época do ano, acho que você vai poder usar a maior parte das dicas.
    Dá uma olhada nos links abaixo:
    Mala de viagem para Anita – parte 1
    Mala de viagem para Anita – parte 2
    Mala de viagem para Anita – parte 3
    Beijos!

  • fabiane

    Olá.
    Estive na Europa pela primeira vez em setembro passado e confesso que errei um pouquinho nas escolhas… Vou novamente em maio de 2010 – Roma, Suiça (estação de esqui Interlaken), Sul da França, Paris, Barcelona, Edimburgo e Amsterdã. Serão 40 dias de viagem. Quero levar mala leve. Ah, vou num congresso mundial de Ginecologia em Montpellier do dia 22 a 25 de maio e a programação sugere ” roupa informal”. Obrigada.

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Fabiane, obrigada pela visita e pelo comentário.
    Siga as dicas do blog que já é meio caminho andado. Os links lá no final mostram alguns outros posts sobre malas que fiz por aqui, com muita informação.
    Mais do que isso só mesmo estudando seu estilo, sua agenda, o tempo durante a viagem e arrumando a mala para você, através de meu serviço de Mala de Viagem (acesse aqui!).
    Beijocas e volte sempre!

  • Camila

    Adorei as dicas e sigo a risca

    Irei passar 3 dias em Londres do dia 28 de dez ate o dia 31 ..então sigo até paris paro o ano novo e fico 5 dias
    não sei muito o que vestir na virada do ano em Paris (estou na dúvida ) hellllllllpp!
    Aguardo uma resposta

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Camila, obrigada pela visita.
    O que você vai vestir depende de onde você vai passar. Em Paris as pessoas não tem o costume de ir de branco, então quanto a isso não precisas se preocupar.
    Se tens uma festa, procure se informar sobre o dresscode e vá de acordo. Os franceses gostam de se arrumar e são bem glamurosos, então escolha a dedo sua produção.
    Se vais passar na rua, tipo embaixo da Torre Eiffel, o mais importante é se proteger do frio e ir com calçados confortáveis para não se cansar antes do tempo. Um sobretudo, pashmina e luvas bem quentinhas, uma bota de saltinho pequeno ou médio com meias de lã, uma boa maquiagem e calcinha nova são recomendados para iniciar o Ano Novo com o pé direito em Paris.
    Beijocas e volte sempre!

  • Cleithsania Tiburcio

    Olá vou passar um final de semana( sexta,sabado e domingo) num ressort em angra dos reis. o que devo levar na mala??
    Obrigada.

  • Alessandra Patricia Lira

    Obrigada pela dica no final do ano vou á um resort,espero que a dica seja válida,grata Alessandra. 

  • Karina

    Ola Roberta, Suas dicas estão me ajudando muito… Mas ainda estou perdida irei para Fortaleza ficarei 11 dias e irei  passa o reveillon, pode me ajudar? Não sei o que levar… Bjs e Obrigada

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Karina,
    Dê uma olhada nos outros posts da tag de malas de viagem e, se ainda ficar com dúvidas, podes entrar em contato para fazermos o serviço de arrumação de mala de viagem, onde poderei te dar dicas personalizadas para seu estilo e sua viagem.
    Beijos e boas férias!

  • Dhalida

    Vou para o Rio de Janeiro no mes de julho e passarei 16 dias la. Como é minha 1a viagem, estou na dúvida do que levar, pois se deixar levo a metade do meu guarda-roupa e sou muito indecisa. Sem contar q o clima la é meio louco. O q eu faço?
    alem das caminhadas no Jardim Botanico e Floresta da Tijuca
    Tem a Regiao dos Lagos
    e as noites nao so la na praia mas tbm no centro do Rio.

  • Izabel M67

    a uma uma viagem de 7dtas afortalesa?dorei as dicas  ;;mais o que levar em    

  • Julianacabreu

    PARA UMA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA DE 9ºC A 27ºC, NUMA VIAGEM DE 15 DIAS QUANTAS PEÇAS DEVO LEVAR E QUAIS?

  • Silvia

    Roberta, olá… gostei muito das suas dicas, mas ainda  estou um dificuldades para imaginar uma mala para 10 dias em Santiago – Chile, em julho, incluindo 3 dias em estaçao de esqui. Vc toca me auxiliar para arrumar a mala?? silvia

  • Naty

    Olá, Roberta.
    Participarei de um congresso internacional que ocorrerá no Rio de Janeiro em Agosto. Gostaria de seu auxlílio para levar as peças essencias para os cinco dia que passarei na cidade maravilhosa!  Grata desde já!
    Naty

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Naty,
    Me manda um email que conversamos melhor, podemos fazer o serviço de Arrumação de Mala de Viagem que é super eficiente para isso.
    Te aguardo!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Silvia, tudo bem? Que bom que gostou das dicas.
    Me manda um email que conversamos melhor, podemos fazer o serviço de Arrumação de Mala de Viagem que é super eficiente para isso.Te aguardo!

  • Regina Ribeiro

    Boa tarde
    Gostei de suas dicas, gostaria de sugestões sobreo o para que levar em meados de setembro para Porto Alegre e Gramado, sou do extremo norte e tenho medo de não conviver bem em dez dias com o frio do sul.
    Agradeco
    Regina Ribeiro

  • Marcia

    Olá Roberta
    Farei uma viagem para a Europa, sendo 45 dias em Paris (intercambio de 10/12 a 16/01) a partir dai seguirei para um pacote turistico com saída dia 17/01 de Berlin, fazendo o leste europeu por mais 15 dias, seguindo para milão num outro pacote de mais 15 dias.
    Como minimizar em uma unica mala (20 k) sendo tudo roupas pesadas.

  • dani

    ola roberta,estou indo para o RJ,ficarei la uns 15 dias,em janeiro,quais as roupas basicas que devo levar,estrei indo muito para região dos lagos.tipo búzius,cabo frio,,,

  • Aísa

    Olá,Roberta
    Irei passar o carnaval em Florianópolis e gostaria de saber o que levar.Vou ficar 7 dias.
    Desde já,obrigada.Bjos.

  • luana

    ola meu nome é luana e vou viajar a porto alegre durante 3 dias o que recomenda eu levarsabendo que irei competir naatação?

  • Sara Ramos

    Olá Roberto ,vou para Lisboa em setembro passar uma semana o que devo levar,obrigada aguardo ,bjsss

  • Marcela

    Roberta! Em Setembro eu vou fazer um intercâmbio de 6 meses em Varsóvia e tô desesperada pq não tenho idéia do que levar e em que quantidade! Gostaria muito de uma ajuda sua! Desde já, obrigada 🙂

  • Mari Clemente

    Boa Noite Roberta. Primeiramente parabéns pelas dicas! Farei uma viagem a passeio para Floripa (hospedagem Praia dos Ingleses) entre 05/04 e 12/04. Embora tenha visto algumas previsões para o período, gostaria se possível, obter dicas sobre o que levar. Grata. Mari