Calças: Leggings

Calças: Leggings

Olá queridos!

Depois de falarmos da sarouel e da calça cenoura, vamos falar das famosas e polêmicas leggings.

» Legging

A Elle diz que são a nova skinny e realmente elas têm feito a cabeça de muita gente desde o inverno passado. Agora, as leggings saem totalmente das academias e entram até no mundo do glamour: de lurex, de paetês, neoprene e estampas que vão da concinha ao xadrez.

legging

As leggings, que eram peças-chave nos anos 80, são um ótimo curinga no armário de qualquer mulher pois, sabendo como usá-las, caem bem em praticamente todas as silhuetas.

Cuidados

Quanto mais brilhante e clara a legging for, mais ela engrossará a perna, ou seja, se você já tem pernas grossinhas, procure leggings mais escuras. Porém as muito opacas também engordam as perninhas (especialmente as coxas), então cuidado especial com elas. No final das contas o melhor é provar, se olhar muito na frente do espelho e usar o bom senso, ne?

As estampas também influenciam na grossura da perna: estampas miúdas e de fundo escuro favorecem mais as perninhas grossinhas, enquanto estampas grandes ajudam a tornear mais as pernas finas.

Atenção também para o comprimento: como a legging fará um corte horizontal na perna, perninhas grossas pedem leggings mais compridas, que acabam na canela ou até abaixo dela, onde fica a parte mais fina da perna. Eu particularmente não gosto de leggings curtas fora da academia,  mas uma legging um pouco mais curta, tipo acabando no meio da panturrilha por exemplo, favorece mais as pernas finas pois o corte horizontal na parte mais grossinha dará a impressão de que a perna toda é mais grossinha também.

leggings-sartorialist

Leggings em gente da vida real, olha que ótimas dicas! Imagens do Sartorialist.

Além disso, o comprimento também é importante para a altura: quanto mais baixinha você for, mais comprida sua legging deve ser, pois assim a calça irá alongar as pernas e consequentemente o corpo todo. Um salto poderoso também ajuda muito neste efeito, claro!

Como usar

Leggings são perfeitas para usar com vestidos, shorts e sainhas curtas sem ter medo de ficar vulgar, ou seja, neste inverno, são uma ótima maneira de usar vestidos e saias sem passar frio, tipo substiuindo a meia-calça.

legging-lindsay-lohan

A atriz Lindsay Lohan é referência quando se fala em leggings, ela sempre está com uma e chegou até a lançar uma marca própria.

Outra maneira de usar é como calça mesmo, como você usaria a skinny. Dá para jogar com sapatilhas, com ankle boots e com botas de cano mais longo, que não deixam aparecer a perna emendando direto com a legging. Co sandálias também combina super, além de deixar o look mais feminino.

Se for usar com um scarpin, opte por bico fino para alongar as pernas. As sapatilhas e ankle boots acabam deixando as baixinhas mais baixinhas, mas é uma questão de se olhar no espelho e se sentir bem! Se você quiser usar, opte por uma sapatilha ou ankle book da mesma cor ou de um tom próximo ao da legging, assim cria um efeito alongador que equilibra o look. Neste caso também uma legging bem comprida é hiper aconselhável.

leggings-superstars

Legging nas celebridades para se inspirar também: Rihanna, Nicole Ritchie, Sienna Miller e Lauren Conrad.

Quanto as partes de cima, todo o cuidado é pouco: a legging não pode marcar o bum bum e muito menos a virilha, correndo o risco de ficar hiper vulgar (correndo o risco não, ficando mesmo!). Então o mais seguro é usar com partes de cima mais larguinhas e que cubram o bum bum. Camisetinhas, batas, blazers e cardigãs são ótimas opções e eu gosto muito também de fazer sobreposições, tipo uma camisetinha mais longa e uma jaquetinha mais curta (veja nas imagens abaixo) que cria um look super moderrrrno.

legging-looks

Fazendo sobreposição com camiseta e jaqueta de couro, com blusa transparente fica super atual para uma baladinha e um look mais sóbrio com blazer boyfriend é para as que querem usar o principal hit da estação!

E como a legging já é justa, procure balancear na parte de cima, evitando decotes muito ousados!

Um cintinho marcando a cintura também ajuda a criar curvas femininas na produção e uma legging metálica com saltão poderoso é uma ótima pedida para a balada. Outro look ótemo é o monocromático (sim, eu adooooro!): é a cara do inverno e uma opção para deixar a legging mais formal, além de ser alongador/afinador, o que é mega importante para nós mortais, né?

E nas imagens tem mais um monte de looks para vocês se inspirarem antes que venha o próximo post, que será sobre calças boyfriend.

Beijocas da Rô!

Veja também os outros posts da série:

Imagens: Elle, Shop Style, Forever21, In Style e Sartorialist.

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!

  • Sté

    Rô, acredita que achava legging definitivamente coisa de academia? Depois que vi o lançamento da nova coleção de underware da Armani com os Beckhams de casal propaganda e a Victoria com uma legging LINDA toda brilhante comecei a achar que eu tava errada… Agora mesmo que vi teu post, fiquei convencida!! Sabendo usar, ficam lindas!!!!
    Beijo grande, meu bem!!!
    AMO seu site!!!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Obrigada Sté, fico super feliz que tu apareces por aqui! :)
    Agora quero te ver pessoalmente né? Quando que vens pra cá?
    Beijoconas!

  • adri

    ameiii…

  • Luciene Mendes

    Eu adoro uma calça legging. Gostaria de saber se posso usá-la no trabalho, claro com uma blusa bem discreta.

  • Fernanda

    Rô, tenho uma dúvida: posso usar legging com vestidinho no verão?
    Em tempo… estou meio fora de forma :-\
    Obrigada!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Fernanda,
    Vou te confessar que prefiro usá-las com camisetas longuinhas, cardigans de tricô compridinhos e assim por diante do que com vestidos, pois acho as meias-calças mais femininas e elegantes. Mas, no post tem maneiras super legais de usá-las, e o legal é ter coragem de arriscar um pouco mesmo, né?
    Se você quiser usar com vestido, procure usá-las com sandálias ou sapatos que sejam da mesma cor ou de cor próxima a da legging para evitar cortes na perna (que encurtam e engrossam), e escolha leggings mais escuras e compridinhas (que cheguem até o peito do pé ou quase), pelo mesmo motivo, ok?
    Beijocas e volte sempre!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Luciene,
    Para o ambiente profissional, o ideal é jogá-la com elementos mais formais como blazers e casacos mais estruturados ou cardigans de tricô para quebrar a informalidade. Neste caso é ainda mais importante que a blusa cubra o bumbum e que a legging seja discreta e escura. Para se inspirar, dê uma olhada na primeira foto da 3a imagem do post, no look da Nicole Ritchie (imagem 5) e na 3a foto da última imagem, com o blazer boyfriend branco.
    Beijos e volte sempre!

  • leane

    Amei as dicas! muito práticas, com ótimas fotos e comentários! bjs

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Obrigada pelo comentário e pela visita Leane, que bom que você gostou! :)
    Beijos e volte sempre!

  • Lucimara

    Ola Roberta !
    Adoro seu site, e sempre que fico na duvida sobre o que vestir….recorro a vc !
    Estou com uma duvida sobre as leggings…o que vc acha das leggings com “pezinho”,..aquela parte que fica embaixo do pé ?
    Um beijo !

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Lucimara,
    Que bom que gostas do blog, fiquei bem feliz com o teu comentário!
    Estas calças com pézinho se chamam fuseau (fusô) e foram bastante usadas nos anos 80. Você pode usá-las com batinhas, em um estilo mais boho, com tricôs pesadões (tipo Stella McCartney) e compridinhos, com trench-coats…pode colocá-la por dentro de botas ou usá-la com sapatilhas ou open boots também.
    O importante é elas serem bem justinhas (tipo legging mesmo) para não fazerem aquele volume no tornozelo, que é muito anos 80 demais. Veja nesta imagem um exemplo que ficou interessante (o preto), para te inspirar: http://1.bp.blogspot.com/_oK5mdHEmc-k/SsTHJiJQQBI/AAAAAAAAA24/bOTfYe0Bk4s/s400/vistanow.jpg.
    Obrigada pela visita e volte sempre! :)

  • Izadora Peres

    Oii Roberta!! Acho q sou nova integrante do seu fã club!!! AMEIIIIIII seu blog!! tenho só 15 aninhos, mas amo moda!!
    Esse findi vou sair com uma calça legging meio estampada, mas ainda não sei com qual blusa vou ir.. acho q com uma volumosa!
    BEIJOS!!

  • Stéphanie

    Era tudo que nos mulheres precisavámos! Valeu pela ótima dica.

  • Fe

    Roberta, adoro seu blog.
    Tenho uma dúvida em relação às leggings, posso usar com tênis??? Que tipo de tênis, all star, estilo skatista????
    Brigada
    bjos

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Izadora, que ótimo que você gostou do blog!! Fã clube é demais, estou rindo sozinha aqui! :)
    Acho sua ideia ótima: o importante mesmo é tirar este ar esportivo da legging, combinando-a com peças diferentes e cheias de personalidade. E, se ela é estampada, uma blusa lisa com volume poderá ficar super interessante! :)
    Beijos e volte sempre!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Stéphanie, de nada querida.
    Obrigada pela visita e volte sempre! :)

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Fe,
    Que bom que você gosta aqui do blog!
    As leggings na verdade vieram do hall das roupas esportivas, então desde sempre foram usadas com tênis. Porém, se você jogá-la com calçados assim esportivos, ela ficará com cara de roupa de academia. Se for este o teu intuito, ótimo, se não, prefira coordená-la com sapatilhas, sandálias, botas e afins.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

  • allana

    ola, roberta
    tenhu uma duvida sobre o famoso sobretudo.sou baixinha tenhu 1,55m mais adoro sobretudo, achu que a mulher fica elegante, mais nao sei como usar nem se fica bem em mulheres baixas. por favor me ajude.

  • Nathi

    Eu poderia usar legging com botas de montaria e um “blusão” de lã acinturado até a altura da bunda?
    brigada ;D

  • Cláudia

    Roberta, tem algum site de vendas bem bacana que podemos achar dessas leggins para comprar? beeijoos

  • Raquel

    Gostaria de saber com que sapato eu posso usar uma legging cinza e uma blusa batinha preta, é para usar num evento durante o dia as 9hs da manhã.Detalhe sou baixinha. Voce pode me ajudar?

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Raquel,
    Se você é baixinha, o ideal é jogar a legging cinza com um sapato cinza ou de cor bem parecida, que corte a perna o mínimo possível. Pode ser uma ankle boot de salto alto, que compense a altura também.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Cláudia, não conheço nenhum site específico que venda leggings, porém você pode com certeza encontrá-las na Renner, na C&A e praticamente todas estas grandes magazines.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

  • Fernanda

    Rô, cai de paraaquedas no site, e adoreii, tinha dúvida se pra quem tem pernas groças como eu ficaria bom a legging com ankle boots, e aqui tirei as minhas dúvidas!! Muitoo obrigadoo e sucesso, agora eu sei onde tirar as minhas dúvidas de moda!;)

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Que bom que você gostou do blog e das informações, Fernanda! Fiquei bem feliz com o seu comentário, pois é para isso que coloco este conteúdo aqui. :)
    Beijocas e volte sempre!

  • Mariana

    Ola Roberta, AMEI as leggings BRILHOSAS, gostaria de saber se da pra usa-las com botas cano longo? e vc tem alguma foto de outras com muito mais muito brilho mesmo, pois eu sou apaixonada por roupas brilhosas como essas….bjus linda

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Mariana, tudo bem?
    Acho que este tipo de coisa não tme muita regra, pois vai depender bastante do teu estilo. Para usar esta coordenação é importante porém tomar cuidado para sua perna não engrossar demais, pois o brilho acaba trazendo mais volume para a região, assim como a bota. Opte também por uma bota da mesma cor da legging, para não cortar a perna e aumentar ainda mais o volume, ok?
    Obrigada pela visita e volte sempre!

  • http://yahoo Te

    Ola,
    Amei as dicas com calcas leggins pois sempre gostei das mesmas.Que otimo que voltou com tudo, eu to feita meninas! Tenho muitas tunicas, inclusive indianas, vou tirar do armario e abusar.
    Bjs a todos!

  • edineuza

    adorei aos novos modelos de leggings são bastante atuais…são tbm confortáveis..

  • Bruna

    Olá sou muito magrinha tenho 17 anos e peso 47 kg com 1,60 cm, queria fazer academia mais tenho vergonha por causa das minhas coxas são finas, queria saber um modelo de calça leggin que da impressão de coxa grossa pra ir a academia
    ok
    Obrigada

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Bruna, tudo bem?
    Para engrossar as pernas você pode optar por leggings de cores mais claras, tecidos mais grossos, estampadas ou que tenham detalhes como listras horizontais e trocas de cor.
    E não se preocupe com suas pernas finas, pois com um pouquinho de academia elas logo ficam torneadas! :)
    Boa sorte e volte sempre!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Edineuza, que bom que você gostou!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Com certeza Tereza, arrasa com as tuas! :)

  • Dulce

    OBRIGADA,
    Me ajudou bastante, tinha uma reunião com amigos ( amigos do meu namorado , que não me conhecem ) e queria usa uma legging ( preta, estilo couro ) com uma bluzinha branca com rendinhas na barra e uma sandalia alta preta. ( 1,66, 57kg )O que eu queria era esse arzinho bem romantico, já que a bebida a ser servida é o vinho e tbm vou está com meu amor. Só que a blusa cobre o quadriz e não todo o bumbum, vai fica vulga ? E quanto aos acessorios e o que colocar?

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Dulce!
    O ideal é que a blusa seja mais compridinha, cobrindo as dobrinhas do bumbum e da virilha. Mas, se não der, que pelo menos a legging não seja super justa ou fique “entrando” no bumbum.
    Por cima da bata você pode jogar um maxi-colar ou lenço, ou brincos bonitos também, já que ela não tem detalhes no decote (que você tenha mencionado).
    Boa sorte e volte sempre!

  • Lilian Castelo

    Tenho uma calça legging que parece uma meia calça preta, ela não é lisa combina com um vestido listrado de vermelho,verde,azul, marrom.São listras finas.Comprei a uma semana na C&A.Na manequim estava com uma legging preta grossa e lisa.E estava super bonito.Mais tenho essa outra legging também para diversificar.Me ajuda!!

  • Lilian Castelo

    Olá aqui estou navamente.
    Vi uma legging parecida com a minha a Lindsay Lohan está usando.Combina com um vestidinho com listras finas de verde,azul,vermelhoe marrom?
    Obrigada pela atenção

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Lilian!
    Sem ver o look de fato fica difícil te ajudar, mas o “mais seguro” é sempre usar algo liso com o vestido estampado, para não correr o risco de ficar com muita informação no look. Porém, se a legging não for muito exagerada e o look combinar com seu estilo, podes tentar arriscar em um ambiente despojado, né?
    Boa sorte e volte sempre!

  • Juliana Rossa

    Olá Roberta
    Adorei o seu blog, estou com uma dúvida…amanhã vou a um jantar..bem casual, gostaria de saber se posso usar uma jegging escura..com bota de couro marrom cano medio, um trico cinza com leve brilho e um blazer bege…ou como segunda opção uma meia calça preta fio 40 com bota de couro marrom cano médio um short de alfaiataria preto, o mesmo trico cinza e uma jaqueta de couro marrom. me ajuda …bjssss

  • Raquel

    Olá,tenho a canela um pouco fina,sou morena,1.75cm de altura e 57kg,vou sair para o cinema e vou usar um vestido jeans e gostaria de usar uma legguing,mas tenho dúvidas na cor.me ajuda pfv…bjs

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Raquel!
    Na dúvida, aposte nos básicos: preto, marrom, chumbo…todas estas cores mais neutras irão combinar com o jeans. Mas, porque não substituir a legging por uma meia-calça? Elas valorizam mais o vestido, deixando o look mais feminino e elegante.
    Beijos!

  • Silvia

    Adorei as dicas! Mas, tenho uma dúvida com relação à cor da legging. Em programas de tv, já disseram que somente preta e nada mais. O que você acha de cores como marrom, cinza e até mesmo essas wet leggings? Obrigada. Bjos.

  • Luciene Lucienne Romero

    Amei suas dicas…,tenho pernas finas e um quadril um pouco avantagado, mas captei suas dicas e vou arrasar com minha legging.bjs

  • sandra

    Oi querida gostaria de saber se calça legging combina com ana bela?

  • sandra

    Para ir a um churrasco de dia combina calça legging. Como me vestir?

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Oi Sandra! Se o ambiente for informal, podes usar a legging (bem comprida!!) com uma sapatilha, camisetinha e cardigan compridinhos por cima, que tal?
    Boa sorte!