A importância da imagem pessoal

A importância da imagem pessoal

Segundo estudos na área de comportamento humano, a primeira impressão que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações, 38% em seu tom de voz e 7% na propriedade intelectual, ou seja, no que é falado.

Isso demostra que os seres humanos são extremamente visuais e estão julgando uns aos outros constantemente pela aparência.

O mais surpreendente é que este julgamento é feito nos primeiros 10 segundos de convivência, ou seja, quando conhecemos alguém, antes mesmo de abrirmos a boca para nos apresentar, já estamos sendo avaliados quanto à classe social, situação financeira, personalidade, histórico e nível de sucesso.

Esta avaliação pode ser positiva ou negativa e pode ou não refletir o que somos e a mensagem que queremos passar.

O marketing pessoal envolve não só o que vestimos, mas também como falamos, andamos, nossos gestos, como olhamos, nossa postura, entre muitos outros fatores. Até o aperto de mão é analiado, acreditem!

É daí que vem a importância da imagem no marketing pessoal: ter o conhecimento para saber que mensagem estamos transmitindo aos outros e a certeza de que esta reflete o que somos, nossa personalidade, nossos objetivos e, mais importante ainda, o que realmente queremos mostrar aos outros.

Vencedores

Quando passamos uma imagem desconexa, não coerente ou desleixada, estamos fechando portas para nós mesmos. Afinal, se você não cuida nem de si mesmo, como pode cuidar de um projeto, empresa ou cliente? Como pode ser uma boa namorada ou esposa?

Veja em uma seleção de emprego por exemplo. Foi-se o tempo em que sua competência era medida somente pela sua formação e percurso profissional. Hoje, a aparência e a postura tem papel fundamental, pois entre centenas de candidatos os selecionadores não tem tempo a perder: se olham para você e não conseguem perceber que sua imagem se encaixa no perfil da posição, você pode não ter nem a chance de demonstrar seus conhecimentos em uma entrevista.

Em uma reunião com um cliente em potencial, é necessário que todas as ondas da maré estejam a seu favor. Uma primeira impressão negativa pode criar uma resistência prévia às idéias que você vai expor e ser mais uma barreira para transpor, já imaginou?

Se você quer ser promovido, já deve desde já possuir a imagem de uma pessoa que pode assumir a posição que você deseja, pois assim não restarão dúvidas de que você se encaixa perfeitamente para a vaga. Você deve demonstrar com o conhecimento mas também com a sua imagem que você é capaz de assumir mais responsabilidades.

Isto somente mencionando o lado profissional, claro.

Com isso podemos entender que mesmo sendo super inteligentes e competentes, pessoas super legais e corretas, podemos estar passando uma imagem totalmente equivocada a nosso respeito sem perceber, nas mais diferentes situações.

Você já se perguntou o que as pessoas vêem quando olham para você? E será que é esta a mensagem que você deseja transmitir?

O que você veste, o seu estilo pessoal, é parte crucial em sua imagem e é nisso que focamos durante o trabalho de Consultoria de Imagem, também chamado de Personal Styling ou Style Coaching.

Durante a consultoria fazemos um estudo de auto-conhecimento para construir um estilo único, sólido, harmonioso e coerente, utilizando ao máximo seus pontos positivos e melhorando ou até camuflando os negativos.

Assim, sua imagem poderá utilizar os recursos de estilo disponíveis a seu favor para melhorar ainda mais seu marketing pessoal, em todos os aspectos de sua vida.

Para saber mais sobre o trabalho de consultoria de imagem, clique aqui.

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!

7 Responses to “A importância da imagem pessoal”

  1. anafigueredo 16 de abril de 2009

    Atualmente ministro curso de etiqueta profissional
    e acredito que a imigem conta muito.Gostaria de informações de marketing pessoal,pois estou me formando em marketing e pretendo fazer algum ccurso na área de imagem,como moro longe ,gostaria de informação sobre curso a distancia.
    Grata Ana

  2. Karoline Derchain de Avila 23 de maio de 2011

    Boa Noite Roberta

    Sou aluna do primeiro semestre do curso de Lazer e Turismo da Universidade São Paulo (USP), e estou fazendo uma pesquisa científica sobre estereótipos, e localizei que no seu blog, importantes informações acerca da importância da imagem. gostaria de saber se poderia me enviar os dados utilizados para elaboração deste artigo.
    Seria de grande utilidade para meu grupo.

    Desde já agradeço a colaboração.

    Atenciosamente

    Karoline Derchain

  3. Roberta Carlucci 14 de junho de 2011

    Olá Karoline, tudo bem?
    O artigo fui eu mesma que escrevi, com base em minha experiência em consultoria e no mercado empresarial, artigos e livros que li e assim por diante.
    Os dados da pesquisa são de estudos realizados por diversas universidades, incluindo Harward e outras. Mas, existem diversos artigos e pesquisas disponíveis na internet que falam do assunto também!
    Boa sorte e volte sempre,
    Roberta Carlucci

  4. Junia-melita 5 de agosto de 2011

    Amei seu artigo, aprendi bastante…
     

  5. Marcela 1 de setembro de 2011

    Bom dia Roberta! Adorei seu blog, parabéns! Também trabalho com imagem, sou diretora da Mary Kay (empresa de cosméticos norte-americana) e também quero me colocar à disposição se tiver interesse em realizar uma parceria. Um beijo, Marcela

  6. Tom Przyczynski 19 de maio de 2012

    muito bom

Leave a Reply?

You must be logged in to post a comment.