Silhuetas

Silhuetas

Olá queridos,

Um dos primeiros passos no trabalho de consultoria de imagem é determinar a silhueta e as proporções corporais da cliente. Fazemos isso tirando medidas e conversando sobre nosso corpo, pois muitas vezes nos vemos de uma forma diferente do que realmente somos. Somente nos conhecendo e entendendo nossas qualidades e inseguranças é que podemos ir para o armário mais seguros, sabendo o que irá nos valorizar ou não, dependendo do objetivo e gostos de cada um.

Ha algum tempo que quero fazer uma sequencinha de posts para vocês sobre este assunto e finalmente o momento chegou!

Vamos falar um pouquinho de cada um dos 5 tipos de silhuetas (ampulheta, triângulo, triângulo invertido, oval e retangular) e nomear as peças, decotes e truques básicos para que vocês aprendam a se conhecer melhor e valorizar ainda mais.

Quando analiso as proporções das clientas, levo em consideração as 3 medidas mais importantes do corpo: ombro, cintura e quadril. São elas que irão determinar em qual silhueta uma pessoa se encaixará e os pontos principais a ser levados em conta na hora de escolher as roupas e acessórios.

silhuetas-medidas

A silhueta considerada “ideal” é aquela onde as medidas dos ombros e dos quadris são bem parecidas, ao mesmo tempo em que a cintura é marcada. Porém o mais importante, sempre, é ter um corpo harmonioso e se sentir bem, disfarçando o que a gente não gosta e criando volumes e/ou curvas onde for preciso através de modelagens, cores, estampas e acessórios certos.

No próximo post começaremos a sequencinha falando da silhueta do tipo ampulheta. Não percam!

Vejam abaixo todos os posts da série:

Beijocas e boa semana,

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!

  • Ágda

    Adorei estas informações, mais fiquei com uma dúvida, na hora de medir passei a fita medrica 360°em volta da minha cintura, e no quadril tbm, já a medida do ombro de um ocinho ao outro (180°), fiz certo??

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Ágda, obrigada pela visita.
    Na verdade esta medida que você fez é a medida dos alfaiates. Quando vamos mandar fazer camisas, é asim que medimos, de ossino a ossinho. Porém, para descobrir a silhueta, tens que comparar circunferência com circunferência, ou seja, deves medir os ombros também em 360° como os quadris, ok?
    Beijocas e volte sempre!

  • mirella

    ola, cheguei por aqui hj, e nao consigo abrir os 3 ultimos tipos de corpo.

    estou adorando tudo

    beijos

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Obrigada pelo toque Mirella, os links já estão devidamente ajustados. Que bom que estais gostando! 🙂
    Beijocas e volte sempre!

  • Valéria Oliveira

    Olá, estou adorando seu site, parabéns! Mas continuo em dúvida com a minha silhueta e gostaria de definí-la par escolher melhor as roupas. Minhas medidas são: Ombros: 98: cintura: 77: e quadril:97. Seria um corpo retangular? Mas no corpo retangular a cintura é quase da mesma medida, que não é o meu caso. Minha outra dificuldade é que tenho cintura alta, e de costas o bumbum dá uma afinada me mostrando como triângulo invertido por trás.
    Obrigada desde já pel ajuda.
    Bjs e sucesso sempre
    Val

  • Alyne

    Olá Roberta! gostei muito de suas dicas mas tenho dúvidas rs,então sou magra e alta,tenho 1,75 cm,cintura 63,busto 80,quadril 88,não tenho muito bumbum rs,e qual tipo de corpo é o meu?
    gosto de usar cintura marcada,uso cintos de diversos tamanhos em cima de blusas socias ou vestidos .tbm gosto de usar calças skinny..
    espero q possa me ajudar!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Alyne,
    Que bom que você gostou das dicas.
    Então, na verdade as medidas não são 100% do processo de descobrir a silhueta e sim mais uma confirmação do processo de estudo do biotipo, que também leva em consideração as proporções (pernas ou troncos mais longos, pescoço, etc.).
    Pelas suas medidas eu diria que você é ampulheta, porém, quando olhar para você, pode ser que seu corpo me diga outra coisa…aí temos que ver bem certinho o que pesa mais no seu caso: suas proporções ou as medidas. Ou seja, se fosse assim fácil não precisaria de consultora, né? 😉
    E calças skinny foram feitas para pessoas altas e magras, como você!
    Obrigada pela visita e volte sempre!

  • Emmanuelle

    Roberta, boa noite!
    Sensacional…seu trabalho! A tempos venho buscando algo sobre biotipos por ser triângulo invertido. Adorei as dicas, pois encontro uma dificuldade em sair da blusa preta básica onde tento todo tempo esconder o excesso na parte superior, tanto nos seios e costas … Caso seja possivel, gostaria de pedir para que poste alguns modelos para os biotipos, inclusive para os triangulos invertidos…
    Parabéns…Sucesso!
    Emmanuelle

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Emanuelle,
    Decotes em V mais fechados, mangas 3/4 sequinhas e listras verticais na parte de cima são ótimas pedidas para diminuir as costas e o tronco.
    Obrigada pelo comentário e pela visita!

  • LETÍCIA LIMA

    Tbm fiquei com dúvidas em relação ao meu tipo de corpo.Tenho pernas bem grossas,e minhas medidas sao as sequintes:
    Busto 96
    Cintura 86
    Quadril 106

    Me ajude,quero saber o q fica melhor pra vestir com essas medidas…

  • paula

    tenho 1,60cm altura.86cm busto,70cm cintura,92 quadril q tipo de corpo tenho não consigo descobrir…bjs

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Paula,
    Me parece, pelas medidas, que seu corpo deve ser ampulheta ou pêra, porém eu só poderia te dizer com certeza ao observar seu corpo e suas proporções na prática. As medidas, na verdade, só servem de apoio ou para tirar dúvidas e desvendar mitos criados pela gente. O que conta mesmo é o que conseguimos observar ao nos olharmos no espelho com honestidade, levando também em conta outros fatores como proporções de tronco x pernas, pescoço, ombros, etc. Por isso existem profissionais que nem eu, que podem te auxiliar com isto usando algumas técnicas durante o processo de consultoria.
    Caso queira saber mais sobre os serviços entre em contato, ok?
    Beijos!

  • Andrea

    Olá! Adorei as dicas! Verifiquei e me enquadro nas caracteristicas de pessoas com silhuetas “triângulo invertido”, mas além disso tenho baixa estatura (1,48m e 50kg)e tenho bastante dificuldade em me vestir, pois meus ombros são largos e meus seios fartos… em compensação tenho quadril estreito,pernas finas e pouco “bumbum”. Se puder me envie mais dicas.
    Parabéns pela publicação é de muita utilidade.

    Abraços

  • Érica

    Oie! Gostei muito das dicas! Tenho uma dúvida: “Tenho 1,58m e 67kg”, estou um pouco acima do peso, me enquadro nas pessoas com silhueta oval, desejo saber dicas de qual a melhor cor para roupas e corte de cabelos.
    Desde já agradeço.

    Érica

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Érica,
    Que bom que você gostou do post!
    As dicas para a silhueta oval estão neste link aqui: http://www.robertacarlucci.com.br/blog/1657/silhuetas-oval/
    Obrigada pela visita e volte sempre,
    Roberta Carlucci

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Andrea, tudo bem?
    Que bom que você gostou dos artigos!
    As dicas mais gerais que posso dar estão nos posts, pois para poder ser mais específica seria preciso realmente te conhecer e estudar suas proporções, processo que faz parte dos meus serviços de consultoria. Se quiser saber mais sobre os serviços vá neste link: http://www.robertacarlucci.com.br/servicos
    Obrigada pela visita e volte sempre!

  • Thaís

    Olá Roberta, estou com dúvidas pra identificar qual o meu tipo de corpo. Tenho 15 anos, 1,63 de altura,
    Minhas medidas:
    ombro 96 cm
    cintura 70 cm
    quadril 83 cm
    Por favor, me ajude!

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Thaís,
    Como falei no post, as medidas não são 100% do processo de descobrir a silhueta e sim mais uma ferramenta para confirmar junto com o estudo do biotipo, que também leva em consideração as proporções (pernas ou troncos mais longos, pescoço, etc.) e outras observações.
    Pelas suas medidas eu diria que você é triângulo invertido, porém, quando olhar para você, pode ser que seu corpo me diga outra coisa…
    Enfim, se fosse assim fácil não precisaria de consultora, né?
    Obrigada pelo comentário e volte sempre!

  • Fernanda Maciel

    Olá, Eu tenho dúvidas em relação ao meu tipo de corpo. Tenho 1m50cm de altura, 49kg, 90cm de quadril, 89cm de busto e 73cm de cintura. Não sei se sou ampulheta ou retangular. Quando estou mais magra, minha cintura fica bem aparante, mas quando engordo, ela não fica fina e fico com o estômago um pouco saltado.
    Minhas pernas são grossas (mas não sou “coxuda”), meu bumbum é empinado e meu peito não é grande nem pequeno.

  • thaize alaide de almeida

    oi meu nome é thaize tenho 25 anos, tenho 50 kilos, 1,65 de altura, 84 de busto, 65 de cintura, 97 de ombro, e 86 de quadril, gostaria de saber qualé o meu tipo de corpo, muito obrigada, muitas pessoas me falam que não sou triangulo invertido, mais sei, me responda por favor.

  • jeedyyh Moreira

    Ola estou em dúvida quanto ao meu corpo teno 1,60 de altura cintura 40, busto 56, quadril 63, e ombro deu como 73 Nao consigo dizer se é triângulo invertido minhas coxas sao grossas e tenho consideravelmente bunda nao sei se medi o ombro errado pq medi sozinha kkkk as pessoas que sao triângulo invertido que ja vi nao tem quase nada de perna nem bunda estou bem em duvida, se puder ajudar kkkk ajudarkkkk adorei a publicação