Como se vestir para o trabalho no verão

Como se vestir para o trabalho no verão

O verão é uma época muito boa para curtir a praia, estar com os amigos, passear…mas para estar no escritório trabalhando realmente não é das melhores, não é mesmo?

A maioria das pessoas tem uma dificuldade enorme para compor looks elegantes no calor, afinal eles devem servir tanto para as altas temperaturas da chegada, saída e hora do almoço, quanto para o friozinho do ar-condicionado do escritório, sem contar que precisam continuar garantindo uma imagem profissional independente do que o termômetro marcar lá fora.

A principal orientação que dou para meus clientes, tanto homens quanto mulheres, é dar preferência por tecidos naturais, como o algodão, o linho, a lã e a seda. As fibras naturais permitem que a pele respire, deixando uma sensação maior de frescor e causando menos transpiração, ou seja, quanto mais fibra natural na composição da sua roupa, mais fresquinha ela será.

homens-informal mulheres-formal

Vale criar o hábito de observar as etiquetas e só fazendo esta mudança você já garantirá um guarda-roupa mais leve para a estação.

Para os homens, calças sociais de sarja de algodão, camisas com mix de algodão e seda e ternos de lã fria, por exemplo, são ótimas opções, enquanto mulheres podem apostar em vestidos e camisas de seda, tailleurs (saia + blazer) de lã fria e chemisiers (vestidos-camisa) de linho ou crepe para manterem a elegância.

Um colete de alfaiataria é outra peça coringa do verão, que ajuda a compor looks femininos mais arrumados sem esforço.

As cores claras de forma geral também são mais agradáveis, afinal refletem mais a luz e o calor: branco, bege, cinza, rosé, salmão e cáqui são bons aliados.

Sendo assim, o verão é perfeito para um terno cinza claro ou bege, seja de lã fria ou linho, e para as mulheres saias em tons pastel e blazers brancos são ótimas pedidas. O blazer pode ainda ser usado com as mangas dobradas ou puxadinhas para um toque de estilo!

mulheres-calca homens-formal

Além disso, quanto mais amplas as peças forem, melhor: blusas e calças mais larguinhas, como as do tipo cenoura de seda, pantalonas e a tão comentada pantacourt (aquela pantalona mais curta), são peças fresquinhas que ainda atualizam o guarda-roupa profissional feminino. A saia midi também é outra peça que, de cintura alta e combinada com um scarpin, mantém a adequação enquanto traz um ar mais moderno à produção.

No trabalho é preciso manter em mente que: quanto mais pele à mostra, mais informal o look será. Ou seja, blusas de alças finas, decotes nas costas, tomara-que-caia, saias e shorts curtos e sandálias muito abertas acabam sendo inadequados o ambiente profissional.

Como mulher, prefira blusas sem manga, saias e vestidos com comprimento no joelho, calças cigarrete (mais curtinhas), mangas 3/4, sandálias de tiras grossas ou peep toes, enquanto os homens devem optar por camiseta de algodão por baixo das camisas para absorver a transpiração e manter o frescor mesmo com o terno, além de meias 100% algodão para os pés.

mulheres-saia mulheres-calca-informal

Cores intensas e coloridas, peças esvoaçantes e excesso de estampas também são elementos que transmitem um ar mais despojado. Desta forma prefira usar estes elementos em peças menores, como um scarpin ou lenço amarrado na bolsa, sempre equilibrando o look com outros itens mais sóbrios, como algo em alfaiataria.

Independente da estação, a maior preocupação no trabalho deve ser sempre com a adequação, tanto ao dresscode da empresa quanto ao que você quer e precisa transmitir com sua imagem para seus colegas e clientes, que deve se manter coerente durante todo o ano.

Para mais dicas sobre se vestir no verão, confira aqui um post com 6 peças coringas para trabalhar no calor e aqui um artigo falando sobre os calçados ideais para o dresscode profissional formal e semiformal feminino nesta estação.

Ah, e se você quiser aproveitar que o ano está começando para deixar seu guarda-roupa mais coerente e prático de forma personalizada, não hesite em entrar em contato para conversarmos melhor, ok? Nossa agenda abrirá a partir do dia 16/01.

Tenha um ótimo 2017 e até a próxima,

Roberta Carlucci

Imagens: reprodução Pinterest e Google Images

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!