O novo guarda-roupa da mulher executiva

O novo guarda-roupa da mulher executiva

Foi-se o tempo de tailleurs conservadores, calças amplas e sem corte, ombreiras grandes e cores sem graça no guarda-roupa profissional de mulheres que trabalham em ambientes formais, como na área jurídica, financeira e grandes corporações.

Um guarda-roupa executivo do século 21 tem, sim, peças mais modernas, cores interessantes e acessórios que fazem a diferença, sem nunca perder a adequação e a formalidade necessárias quando se está no topo.

Vejam só algumas sugestões:

BASICOS-NADA-BASICOS

1. Com blazer acinturado, calça mais ajustada e carinha de smoking na lapela, esse terno é extremamente chique, mas também super moderno. Combine-o com camisas ou blusas coloridas, estampadas, preferencialmente de seda ou tecido levinho equivalente.

2. A nova saia lápis é estampada, lisa clara ou colorida, ajustada (não justa!) e pode ainda ser de comprimento midi (passando o joelho) para um efeito ainda mais atual e chique. Coordene-a com partes de cima mais larguinhas, como camisas e spencers.

3. O vestido social é um must-have no armário da mulher executiva, mas ele não precisa ser todo caretão: mangas 3/4 ou 7/8 são uma ótima pedida (e afinam horrores os bracitchos), um detalhe em peplum é super chique e se tiver textura ou estampa discreta, será naturalmente mais jovial.

4. Esqueça as tradicionais camisas de algodão: o must-have do século 21 são as camisas de seda (ou cetim, viscose imitando seda), crepe e cambraia de algodão, todas mais levinhas e fluídas, mas podres de chiques! Aposte nas estampas e cores alegres, nem que seja para aparecerem só um pouquinho embaixo de blazers, spencers ou cardigãs. Estas são da Equipment!

5. O pretinho básico é certamente o mais curinga de todos, mas um scarpin vermelho de cobra (como este da Luiza Barcelos) ou outro colorido trará com certeza mais alegria e jovialidade ao guarda-roupa de trabalho, mas continuando a ter este quê conservador. Este ficaria lindo com o terno acima, com saia lápis

ACESSORIOS

 1. Pastas de trabalho caretas, nunca mais! Já existem modelos pra lá de modernos e chiques como este, que é inspirado nas pastas masculinas e tem color blocking de cores neutras, o que a deixa super atual mas também versátil para coordenar com o guarda-roupa de trabalho. Essa é da Marni.

2. Cansada de usar o tradicional colar de pérolas da avó? Aposte em modelos mais modernosos que misturam correntes e outros materiais, como pedras e cristais. Continua tendo esse ar tradicional, mas com carinha de 2015!

3. Esse modelo de relógio da Larsson & Jennings (e outros com pulseira metálica, porém discretos), são perfeitos para os looks de trabalho mas também vão super bem no mix de braceletes para o happy hour ou final de semana, não?

4. Bolinhas e pontos de luz são as joias mais usadas em complemento a ternos e roupas mais sociais, mas também é possível atualizá-los optando por modelitos como este de diamantes da Ileana Makri em formato de pirâmide (com carinha de taxinhas!), mas que também são bastante atemporais.

NECESSAIRE

1. Foi-se o tempo em que o batom vermelho não podia entrar no escritório de jeito nenhum! Em alguns lugares mais conservadores isso ainda pode ser um tabu, porém o vermelho escuro, mais discreto e matte é um super curinga nestes casos: boca bonita, feminina mas sem chamar tanto a atenção!

2. Mulher preparada tem necessaire completinha na mesa do escritório com produtos certeiros para refrescar o make, né? Essa água refrescante da Caudalie (ou outra água termal equivalente) é perfeita para revitalizar a pele e fixar a maquiagem, que depois das 15h já começa a dar sinais de que vai escorrer, especialmente no verão, né?

3. Blush em mousse é super prático para quem não está afim de ficar carregando mil pincéis: com os dedos mesmo e um tiquinho de produto é possível deixar a carinha mais saudável e corada.

4. Produto prático mesmo é esse pó translúcido em spray da Dior: sem precisar remover o make todo, ele matifica a pele, dá aquele ar recém-maquiado que tanto amamos e ainda promete ser de longa duração, ou seja, o make do happy hour ainda fica garantido! Tenho que testar!

5. Necessaire que não tem corretivo não é necessaire, né? E essa canetinha da Chanel corrige as manchinhas, olheiras e ainda dá uma iluminada na pele sem precisar de pincel ou sujar as mãos. É equivalente ao Touche Eclat, da YSL.

Para inspirar:

modelagem moderna jaqueta couro camisa poas calca pantalona Calca colorida Tons claros terno cigarrete Terno amarelo Saia midi Saia lapis e trico Guarda-roupa executivo

Beijos e boa semana,

Roberta Carlucci

PS1:  Tem álbum dedicado à moda para trabalhar lá no meu Pinterest, já viu? Passem lá para mais inspirações!

PS2: Post inspiraado no artigo “Next generation of office classics” do The Zoe Report.

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!