5 passos rápidos para uma maquiagem básica de dia-a-dia

5 passos rápidos para uma maquiagem básica de dia-a-dia

Uma das coisas que sempre falamos durante a consultoria é que, na busca por auto-estima e de usar a imagem a nosso favor, o objetivo está em mostrarmos ao mundo nossa melhor versão para que nossa aparência seja mais uma ferramenta em direção ao nosso sucesso, em qualquer área de nossas vidas.

E a maquiagem também faz parte disso, né? Tanto que está incluso em nossa consultoria um curso de auto-maquiagem básico, com técnicas fáceis e rápidas para aquela maquiagem do dia-a-dia que faz toda a diferença em nossa imagem como um todo.

Afinal, de nada adianta sairmos de casa com um look incrível mas com carinha de sono e olheiras aparentes! O rosto, que é normalmente o primeiro contato com as outras pessoas, diz muito sobre quem somos e também pode denunciar uma noite mal dormida, uma pele mal cuidada e um certo desleixo com sua aparência.

A boa notícia é que, para sair de casa com um ar mais saudável e bem-cuidado, não é preciso ser expert em maquiagem e nem ter que ter uma gama enorme de produtos: com somente 10 minutos por dia e itens curingas você poderá sair de casa com uma carinha fresh, pronta para o que der e vier!

Vejam só minhas sugestões:

MAKE-BASICO

1. Após lavar bem o rosto e aplicar o hidratante e/ou protetor solar de sua preferência, comece preparando a pele com um BB Cream, preferencialmente com cor, o que já deixará sua pele homogênea sem precisar passar base. Para o dia-a-dia uso só ele, sem pó, mas se sua pele é mais oleosa, você pode finalizar com um pó solto (transparente ou com cor leve, não cintilante) para matificar mais o rosto.

Eu adoro o BB Dream Fresh da Maybelline, que aplico como se fosse um creme com as mãos mesmo por todo o rosto e pescoço. O meu é o Light Medium.

2. Como minha pele é bem clarinha, qualquer noite mal dormida gera olheiras aparentes. Por isso, aplico sempre um corretivo bem levinho embaixo do olho e em quaisquer outras manchinhas que me incomodarem no dia.

Já testei vários corretivos de diferentes cores e texturas, mas o que mais gostei até agora foi o Effacernes, da Lancôme. Aplico com o dedo anelar dando leves batidinhas da parte interna do olho atéum pouco depois do meio do olho. Você pode usar um pincel de corretivo também, se preferir.

3. Não vivo sem blush, pois como não tomo sol no rosto, facilmente fico com carinha de defunta! hehe

Me achei com o Orgasm, da NARS, que é meio “apessegado” e tem um efeito bem natural no meu tom de pele, mas isso vai depender do seu subtom, ou seja, o melhor mesmo é fazer uma análise de Coloração Pessoal para saber quais cores ficarão mais interessantes no seu rosto, sejam frias ou quentes, rosadas ou mais bronzeadas. Se quiser agendar, é só me ligar! 😉

Aplico com pincel de blush em movimentos circulares do ossinho da bochecha para cima, em diagonal.

4. Sou super adepta do rímel marrom para o dia-a-dia: ele deixa os cílios definidos mas faz um efeito mais natural do que o preto, perfeito para durante o dia e para pessoas que não estão muito acostumadas com maquiagem.

Passo 1 ou 2 camadas fazendo movimentos de zigue-zague com a escovinha e encostando bem na raiz dos cílios para um efeito mais glamuroso.

Atualmente estou usando a High Impact, da Clinique, mas este Diorshow Extase já está na minha listinha de próximas compras!

5. Vario bastante a cor do batom e/ou gloss, mas para quem trabalha em escritórios mais formais estes tons de rosados e dourados/nudes são excelentes: já deixam a boca coloridinha sem chamar tanto a atenção.

Sugestões:

Nudes: Brave e Hug Me – MAC, Rouge Coco Shine cor 71 Style (na foto) – Chanel, Larger than Life Lipgloss cor Gold Digger – NARS

Rosados: Collorburst Balm cor 220 Showy – Clinique, Dior Addict Lip Glow cor Color Reviver – Dior, Colorburst Lipgloss cor Peony – Revlon

Esse passo-a-passo não dura nem 10 minutos (nas primeiras demora um pouco mais, mas rapidinho você vai pegando prática) e além de dar um up no rosto, garanto que vai levantar sua auto-estima também! 😉

Plus a mais:

Quando você começar a se inspirar e tiver um tempinho a mais, vale super se arriscar numa sombrinha ou delineador para variar o make, além de um power iluminador para sair com aquela “cara de rica”! 😉

MAKE-BASICO-EXTRAS

1. Acho que a primeira paleta de sombras que uma mulher deve ter é uma super básica com tons de marrom: são os tons mais versáteis e que ficam super naturais para o dia-a-dia, sendo que normalmente também vêm com um tom mais escuro para fazer algo mais sedutor para a noite também.

Escolha 2 tons, um mais claro e outro um pouco mais escuro (tipo o 3o e o 5o da paleta da foto) e aplique o mais claro com pincel de sombra em toda a pálpebra móvel, um olho de cada vez. Depois, com o tom mais escuro, esfume somente o canto do olho até o meio, sempre colocando pouquinho produto no pincel e fazendo pequenos movimentos circulares. Esfume até que o degradê fique bem natural. Pronto!

Com um tom mais clarinho ainda (como o 1o da paleta acima), vale dar uma iluminada no canto interno do olho (faz um efeito lindo!) e também embaixo das sobrancelhas.

Prefira sempre as sombras opacas (sem brilho) para o dia para um efeito mais natural. Ah, e você pode dar mais acabamento com um lápis marrom rente aos cílios ou delineador também, mas só se quiser! 😉

Essa paleta é da Bobby Brown e também adoro a Naked 2, da Urban Decay, mas qualquer quarteto pequenino para começar estará de bom tamanho.

2. Outra opção sem ser a sombra é um delineador. Sei que é um bicho de 7 cabeças para muita gente, mas garanto que é só uma questão de prática! Comecei borrando tudo (tipo tremedeira total!!) e agora sou expert!

Recomendo começar com o delineador em caneta (adoro esse da Natura Una da foto) ou com lápis preto bem apontadinho, que são mais estáveis e fáceis de manusear.

Você pode aplicar uma sombra opaca bem clarinha em toda a pálpebra móvel só para dar acabamento (tem dias que nem faço isso, viu?) e depois o delineador, começando de fora e depois de dentro. A linha não precisa ser traçada de uma vez, ou seja, vá fazendo devagarzinho até preencher tudo, sempre o mais rente aos cílios possível. Posso fazer um outro post depois sobre como fazer para o ângulo do gatinho ficar bem perfeitinho, que tal?

Uso também muito lápis delineador colorido, para dar mais vida aos makes básicos. Adoro essa linha Pro-Longwear, da MAC, que tem tons bem intensos e lindos. Para as mais discretas recomendo o azul marinho e o marrom, já para as mais ousadas o verde e o beringela são lindos de morrer! Ah, eles fixam super bem e duram o dia todo!

Aplico com o lápis mesmo uma linha rente aos cílios e depois, com um pincel chanfrado de delineador, dou uma sujadinha no lápis e uma esfumada no traço, além de puxar a pontinha do gatinho também.

Ah, o delineador ou o lápis de olho sempre são aplicados antes do rímel, ok?

3. Adooooro pó iluminador! Deixa a pele com um aspecto lindo, bem fresh, sabem? Eu uso o Shimmer Brick, da Bobby Brown, mas os da linha Mineralize, da MAC (foto) também são ótimos. Não uso todos os dias, claro, mas é sempre um plus.

Aplico com pincel de blush (não muito volumoso) na região das têmporas, na base do nariz, na testa e no v-zinho do lábio, para dar mais volume. Não esqueça de tirar o excesso de pó antes de passar no rosto e, se mesmo assim ficar demais, esfume com pó opaco em outro pincel por cima.

E aí, gostaram? Qual o ritual diário de make de vocês?

Beijos e bom final de semana,

Roberta

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!

  • Zé Carlos

    Adorei muito dessas Dicas, eu amo demais esse assunto, recomendo esse site pra todos, sempre que posso dou uma passadinha por aqui, parabéns aos administradores do site. Gosto tanto que criei até um pequeno blog, quem quizer conferir acesse: http://lucianeferraesdicas.com/

  • Mariana Tavecchio

    Já salvei o site nos favoritos, Robetinha.

    Amei!! )

    Beijos da editora de http://cursomaquiagempelenegra.com

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Obrigada pelo comentário e carinho, Zé Carlos! 🙂

  • http://www.robertacarlucci.com.br Roberta Carlucci

    Olá Mariana,
    Obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado! 🙂
    Beijos

  • Juliana

    eu queria uma maquiagem simples somente com pó, rimele batom, sabe alguma?