Stylists x Personal Styists x Estilistas

Stylists x Personal Styists x Estilistas

Olá queridos,

Ha algum tempo quero fazer este post pois tenho visto em diversos lugares, inclusive em meios de comunicação, uma confusão enorme com relação à diferença entre os stylists, personal stylists (eu!) e os estilistas. Acho que é pelo nome ser tão parecido que as pessoas confundem muito estas profissões que tratam de moda com pontos de vista bastante diferentes.

Muita gente me manda emails falando que quer estudar moda, saber mais sobre moda, moda, moda…mas na verdade dentro deste meio existem milhares de profissões possíveis! Falar em estudar moda assim no geral é a mesma coisa que dizer que quer estudar sei lá, na área de humanas. Tem tanta coisa dentro de humanas, não é mesmo? E tanta coisa diferente!

E na moda é assim também. Tem jornalista de moda, tem marketing de moda, tem produção de moda, tem relações públicas em moda, tem estilismo, tem modelismo, fotografia, vitrinista…enfim.

Mas voltando, tenho visto tanta confusão com stylist, personal stylist e estilista que resolvi fazer um post aqui para esclarecer de uma vez por todas e para que vocês, queridos leitores do blog, fiquem mais bem informados a respeito, ok?

Então vamos lá:

Estilista

O estilista é aquele que cria, que bola as roupas de uma coleção. Para isso ele estuda muito sobre seu público-alvo, sobre as tendências pelo mundo, sobre tecidos, sobre técnicas de costura, sobre história da moda, sobre cores, diferentes materiais…enfim, é ele que, junto com sua equipe, tem as idéias e faz os desenhos do que será, depois de um processo bastante longo by the way, as peças que vemos nos desfiles.

croquis-versace Croquis e vestidos do Atelier Versace. Do desenho do estilista para o corpitcho da modelo!

Estilista desenha, costura, modela e idealiza a coleção, que muitas vezes nem vai daquele jeito para as lojas, mas é mais uma idéia a ser seguida, uma mensagem a ser passada. Após os desfiles, algumas peças mais conceito poderão ser “adaptadas” para a vida real antes de serem vendidas.

Lá fora, os estilistas são chamados de designers ou couturiers.

Stylist

O stylist, também conhecido como produtor de moda, é aquele que trabalha com a imagem de uma marca e dará a cara à uma coleção ou peça.

Os stylists podem trabalhar com os estilistas nos desfiles para definir como as peças serão apresentadas para o público (afinal, uma blusa pode ser usada de tantas maneiras, com tantos acessórios diferentes, etc.) e ajudam o estilista a contar a estória idealizada para a coleção, trazendo elementos como acessórios, bolsas, sapatos, novas formas de usar uma determinada peça e por aí vai…para que tudo seja apresentado da maneira mais coerente possível.

backstage-desfile-louis-vuitton Backstage do desfile da Louis Vuitton, em Paris.

Eles também podem trabalhar em revistas ou em campanhas para as marcas, definindo as peças que serão usadas nas fotos/vídeos, como serão apresentadas, as locações, as modelos, as cores, os acessórios, iluminação e tudo mais.

Como a história que os stylists contam é fictícia, eles podem colocar modelos com vestidos couture no meio da fazenda, podem colocar salto agulha na praia, podem prender sobrinhas com alfinete…a personalidade e o estilo pessoal das modelos, assim como o que é mais prático e confortável obviamente não é levado em conta, e nem precisa ser!

Assim, os stylists ficam mais livres para dar idéias ótemas para todos nós, para podermos usar como bem entendermos.

Personal Stylist

O personal stylist é a pessoa que cuida da imagem de uma determinada pessoa real e também pode ser chamado de consultor de IMAGEM.

Enquanto os stylists trabalham com modelos, os personal stylists trabalham com pessoas como eu e você, para que estas também possam contar a sua história (uma história de verdade!) através das roupas, acessórios e da imagem como um todo (etiqueta, linguagem não-verbal, cuidado com as roupas, cores, etc.). Ajudamos o cliente a criar um estilo pessoal, a se portar e se vestir melhor e mais adequadamente, a fazer malas, a cuidar das roupas e mil outras coisas.

personal-stylist Personal Stylists conhecem e analizam o armário de seus clientes, ajudam na arrumação e criam looks para a vida real!

Neste trabalho, nossa fonte de inspiração e informação não são somente as tendências, mas muito mais o próprio cliente, sua personalidade, história de vida, seus gostos e costumes, suas preferências, seu biotipo e proporções, etc.

E como é um trabalho com pessoas reais, temos que pensar (e muito!) no que é mais prático para o cliente, o que se encaixa na rotina dele, que ele vai gostar mais. Claro, pois ele não estará em uma locação de revista, ou seja, pode tomar uma chuva ou ter que ficar com a mesma roupa durante o dia todo, passando pelas mais diversas situações…enfim.

Também lidamos com a imagem como os stylists e usamos as roupas para passar uma mensagem, só que neste caso não é de mentirinha, né? 😉


Pronto! Agora vamos usar os termos certos e passar este conhecimento à diante para que não haja mais este tipo de confusão. Na dúvida é melhor não traduzir (já fui chamada até de estilista pessoal!) e usar os termos originais mesmo, sem risco de gafes, né?!

Beijocas da Rô

Escrito por Roberta Carlucci

Personal Stylist/Consultora de Imagem de pessoas do mundo real, referência em imagem & estilo no sul do país, autora deste blog e agora também mãe da Stellinha!

Artigos Relacionados

Compartilhe!

  • Karine Lorenço

    Olá ! Roberta eu sempre gostei muito de moda , e sempre quis trabalhar com consultoria de imagem e gostaria de fazer um curso para me especializar você poderia me indicar alguns cursos moro em Belo Horizonte . Agradeço