Olá pessoal!

Meu nome é Andrea Golin, sou formada em educação física e atuo como personal trainer em Florianópolis e região.

Conforme a Roberta falou para vocês (aqui!), vou colaborar com o blog daqui para frente tratando de temas relacionados à atividade física e saúde, e hoje vou começar a falar sobre a importância da atividade física na gravidez, especialmente para as futuras mamães que acompanham o blog. Prestem atenção nessas dicas!

Muita gente pergunta sobre atividade física na gravidez e, por isso, algumas orientações são importantes para você se sentir segura nesse momento tão especial!

A prática da atividade física durante a gestação é muito importante e traz muitos benefícios para sua saúde e de seu bebê, porém é preciso estar atenta para garantir sua segurança e bem-estar.

Durante este período, diversas alterações ocorrem no corpo da mulher: há o aumento de peso, o metabolismo fica mais lento e as articulações estão mais flexíveis. Por isso, os exercícios físicos – quando realizados de maneira correta – auxiliam na postura, o que reduz sensivelmente as dores na coluna (principalmente na região lombar), além de reduzir o inchaço e as dores musculares.

Outro aspecto importante é que a atividade física regular ajuda a relaxar e controlar a ansiedade, contribuindo para o bem estar da mamãe e consequentemente do seu bebê, além é claro, de ajudar no controle do peso.

Mas, é preciso ir com calma! Se você não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, agora não é o momento de virar atleta. Procure optar por atividades mais leves como caminhada, alongamento ou hidroginástica.  Mas, se você já praticava alguma atividade, é necessário prestar atenção aos exercícios rotineiros e diminuir a intensidade.

Os exercícios aeróbicos e localizados estão a princípio liberados, desde que não haja nenhuma restrição médica e que sejam acompanhados por um profissional de educação física. No entanto, procure evitar os exercícios de alto impacto como a corrida, por exemplo, especialmente se você não praticava esta modalidade antes de engravidar. Durante as atividades aeróbias, como a caminhada ou hidroginástica, o ideal é que você controle a frequência cardíaca. Peça ajuda ao seu professor!

Ah, e não se esqueça: use roupas leves e muito confortáveis, que não apertem demais sua barriga para não prejudicar seu bebê.

Outra dica interessante é que você encontre seu equilíbrio, ou seja, procure uma atividade que lhe dê prazer e que faça você se sentir bem! Converse sempre com seu médico e consulte um professor antes de começar a se exercitar. Aproveite seu momento, curta sua gravidez e seu bebê com muita saúde e disposição!

No próximo post vou falar sobre atividade física no pós-parto!!!

Um beijo e até lá,

Andrea

Imagem: Reprodução.