Uma das dúvidas recorrentes sobre viagens das minhas clientes de consultoria, sejam de mala de viagem ou outros serviços, é relacionada ao look perfeito – ou seja, confortável e estiloso – para viagens ao exterior: para encarar o avião e as andanças de aeroporto, imigração e afins.

Viagens longas, de mais de 6h, pedem looks confortáveis e quentinhos, já que o clima no avião é sempre mais frio do que o normal e o espaço, reduzido. Desta forma, recomendo sempre peças com boa maleabilidade, como calças de montaria, capris molinhas ou jeans com stretch, o material que dá mais elasticidade à peça.

Nos pés, bota quentinha de cano baixo (as de cano longo podem fazer com que as pernas inchem com mais facilidade), tênis, scarpin baixo ou sapatilhas, desde que uma meinha mais grossa para usar durante o vôo vá dentro da bolsa de mão das mais friorentas (tipo eu!).

Em cima, o segredo está nas camadas: logo na primeira o ideal é uma peça em algodão, que é muito confortável ao toque e absorve a transpiração natural do corpo, seja uma blusinha regata, t-shirt ou manga longa. Depois dessa pode vir um suéter ou cardigã de linha ou cashmere mais quentinho e um casaco da viagem, que no caso de destino frio seria um sobretudo ou, se mais ameno, um cardigã, trench coat, blazer ou jaqueta de couro molinha.

Quanto às cores, prefiram sempre as escuras que têm menos risco de sujar, afinal tudo pode acontecer antes, durante e depois do vôo e você não terá muitas opções de roupas para trocar antes do destino.

Dêem preferência também para lingeries de algodão e a um sutiã sem ferrinho que não aperte o tronco. Evitem muitos acessórios, especialmente os volumosos, pois estes acabam dando problema no raio-x. O brinco deve ser pequeno, daqueles que você não precisará tirar durante a noite (para não perder!) e o relógio do tipo fácil de ser removido, caso necessário.

Ah, e não esqueça da pashmina! Nunca viajo sem, seja para o frio ou calor, pois é o tipo de peça sem volume que pode salvar a vida em casos de ar condicionado gelado ou uma chuvinha mais forte no destino. Levo-a amarrada na bolsa ou no pescoço caidinha, e ela pode ser a tradicional de cashmere para destinos de inverno ou uma mais levinha de algodão para os de verão.

Vejam abaixo algumas sugestões de looks para diferentes destinos, quentes ou frios:

Look viagem 01 Look viagem 02 Look-viagem-03 Look-viagem-04

Agora é só arrumar as malas! 😉

Beijos,

Roberta